Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações



Artigo principal Conteúdo

Maria Júlia Pantoja
Jairo Eduardo Borges-Andrade

Resumo

Este ensaio inicialmente discute os conceitos de aprendizagem e de transferência de aprendizagem nas organizações, partindo das controvérsias teóricas existentes na psicologia e dos usos desses termos na linguagem cotidiana. Depois, sintetiza os princípios da abordagem multinível para a construção de teoria e a realização de pesquisa nas organizações e demonstra como eles podem ser aplicados para a compreensão da transferência de aprendizagem decorrente dos processos de treinamento e desenvolvimento. Faz então um levantamento da produção nacional de pesquisas sobre transferência de aprendizagem nas organizações, mostrando como têm sido realizadas as medidas de transferência e identificados os seus preditores. Em seguida, destaca alguns aspectos metodológicos de algumas delas, escolhidas com base no critério da diversidade das medidas e dos preditores investigados. Finalmente, sugere como estudos futuros poderiam levar em conta a abordagem multinível.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Pantoja, M. J., & Borges-Andrade, J. E. (1). Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações. Revista De Administração Contemporânea, 8(4), 115-138. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Júlia Pantoja, Universidade de Brasília

Doutora na área de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB). Professora no curso de graduação e mestrado em Administração de Empresas e Economia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Suas áreas de interesse em pesquisa são treinamento e desenvolvimento de pessoal, estratégias de aprendizagem no trabalho, suporte à aprendizagem contínua e teoria multinível.

Jairo Eduardo Borges-Andrade, Florida State University

Ph.D em Sistemas Instrucionais pela Florida State University, EUA. Professor nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse em pesquisa são treinamento e desenvolvimento de pessoal, comportamento humano no trabalho, análise organizacional, gestão de ciência e tecnologia e teoria multinível.