Dimensões dos discursos em uma empresa têxtil mineira
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Resumo
O objetivo deste artigo é discorrer sobre o que são e como se caracterizam os discursos empresariais e analisar sua relação com as práticas de gestão no contexto empresarial da década de noventa. Teoricamente os discursos empresariais foram explorados no que diz respeito à sua concepção, origens e usos no meio organizacional, o que contribuiu para caracterizá-los como alguns dos principais componentes da gestão contemporânea. Foi adotada uma estratégia metodológica qualitativa para a consecução dos objetivos do trabalho, incluindo análise documental e entrevistas com gestores e trabalhadores de uma empresa têxtil de Minas Gerais. Os principais resultados revelam uma dinâmica complexa, na qual freqüentemente o discurso é absorvido pelos empregados de forma parcial, diferente dos propósitos organizacionais, o que, de forma contraditória, fortalece a empresa em um quadro de enfraquecimento dos trabalhadores. As divergências encontradas, em uma organização ao mesmo tempo conservadora e inovadora, tal qual o ambiente que a circunda, revelam um espaço para a análise das possíveis formas locais de desenvolvimento da gestão.
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Saraiva, L. A. S., Pimenta, S. M., & Corrêa, M. L. (1). Dimensões dos discursos em uma empresa têxtil mineira. Revista De Administração Contemporânea, 8(4), 57-79. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000400004
Seção
Artigos
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