Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil: as pesquisas survey na década de 90



Artigo principal Conteúdo

Lurdes Marlene Seide Froemming
Fernando Bins Luce
Marcelo Gattermann Perin
Cláudio Hoffmann Sampaio
Sedinei José Nardelli Beber
Guilherme Trez

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas empíricas do tipo survey publicadas na década de 90 nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), além dos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Entre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa, embasamento conceitual e questão de pesquisa, desenho de pesquisa, instrumento de medida e coleta de dados, confiabilidade e validade dos constructos, tipos de análises dos dados empregados e apresentação dos resultados. A partir desta análise e do cruzamento entre as variáveis, algumas conclusões sobre a qualidade do conjunto de artigos avaliados são emitidas.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Froemming, L. M. S., Luce, F. B., Perin, M. G., Sampaio, C. H., Beber, S. J. N., & Trez, G. (1). Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil: as pesquisas survey na década de 90. Revista De Administração Contemporânea, 4(3), 201-219. https://doi.org/10.1590/S1415-65552000000300011
Seção
Documentos e Debates
Biografia do Autor

Lurdes Marlene Seide Froemming, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Marketing e Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sua área de interesse em pesquisa é comportamento e satisfação do consumidor.

Fernando Bins Luce, Michigan State University

Ph.D. em Administração pela Michigan State University, USA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua área de interesse em pesquisa é marketing.

Marcelo Gattermann Perin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Sistemas de Informações e Doutorando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas áreas de interesse em pesquisa são planejamento estratégico, planejamento de marketing, orientação para mercado, informações em marketing.

Cláudio Hoffmann Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são marketing, estratégia, marketing estratégico, orientação para o mercado.

Sedinei José Nardelli Beber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, além de Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são matemática financeira, análise de investimentos, pesquisa de mercado, marketing estratégico.

Guilherme Trez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, além de Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégias de marketing, marketing de serviços, métodos de pesquisa, análise de dados.