Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil: as pesquisas survey na década de 90

Lurdes Marlene Seide Froemming, Fernando Bins Luce, Marcelo Gattermann Perin, Cláudio Hoffmann Sampaio, Sedinei José Nardelli Beber, Guilherme Trez

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas empíricas do tipo survey publicadas na década de 90 nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), além dos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Entre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa, embasamento conceitual e questão de pesquisa, desenho de pesquisa, instrumento de medida e coleta de dados, confiabilidade e validade dos constructos, tipos de análises dos dados empregados e apresentação dos resultados. A partir desta análise e do cruzamento entre as variáveis, algumas conclusões sobre a qualidade do conjunto de artigos avaliados são emitidas.

Palavras-chave

marketing; pesquisa tipo survey; metodologia de pesquisa científica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';