Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho



Artigo principal Conteúdo

Gardênia Abbad
Ana Lidia Gomes Gama
Jairo Eduardo Borges-Andrade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a validação de escalas de avaliação de reações ao treinamento, bem como os resultados da análise do relacionamento entre os três mais tradicionais níveis: reação, aprendizagem e impacto do treinamento no trabalho. A literatura especializada tem mostrado que os relacionamentos entre esses níveis nem sempre são significativos ou estão na direção tradicionalmente prevista. Apesar de muito importantes, medidas válidas e confiáveis de reação ainda são raras. O questionário de avaliação de reações descrito nesse trabalho contém 39 itens. Foi aplicado em uma amostra de servidores públicos participantes de 229 cursos de curta duração. As aproximadamente 3.700 respostas válidas aos questionários foram submetidas à análise dos principais componentes e à análise fatorial (PAF, rotação oblíqua - direct oblimin),e à análise de consistência interna (alfa de Cronbach). Foram obtidas duas escalas altamente confiáveis: uma concernente às reações ao treinamento e outra referente ao desempenho do instrutor. Quanto ao relacionamento entre os níveis de avaliação, encontrou-se que reações estão fortemente correlacionadas com impacto, porém fracamente com aprendizagem. Os resultados são discutidos em termos de suas implicações práticas e teóricas para avaliação de treinamento.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Abbad, G., Gama, A. L. G., & Borges-Andrade, J. E. (1). Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho. Revista De Administração Contemporânea, 4(3), 25-45. https://doi.org/10.1590/S1415-65552000000300003
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gardênia Abbad, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse em pesquisa são treinamento e desenvolvimento de pessoal, avaliação e gestão de desempenho, comportamento organizacional, organizações.

Ana Lidia Gomes Gama, Universidade de Brasília

Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília. Psicóloga do Laboratório de Psicologia Social e Organizacional da Universidade de Brasília, com interesse em pesquisa nas áreas de treinamento e desenvolvimento, organizações.

Jairo Eduardo Borges-Andrade, Florida State University

Ph.D. em Sistemas Instrucionais pela Florida State University, USA. Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, além de Coordenador de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. Suas áreas de interesse em pesquisa são treinamento de pessoal, comportamento humano no trabalho, análise organizacional, administração de ciência e tecnologia.