Dionísio usa Chilli Beans?: análise mitológica da publicidade da "Marca da Pimenta"



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Ildembergue Leite de Souza
André Luiz Maranhão de Souza Leão

Resumo

Com a crescente ênfase na dimensão simbólica do consumo, as marcas passaram a atuar como canais de autoexpressão e de transformação da cultura e da sociedade, entre outras razões, por produzir e reproduzir mitos. Um dos principais mecanismos utilizados para esse fim é a publicidade. A Chilli Beans se apresenta como uma marca que adota tal premissa. Diante do exposto, esta pesquisa foi norteada pela seguinte questão: Como o mito reproduzido na publicidade da Chilli Beans opera na significação de tal marca? Para tal, associamos a semiologia barthesiana à linguística saussuriana como uma forma de analisar a publicidade impressa desenvolvida pela marca em todo seu histórico de campanhas até então. Os resultados revelam a reprodução de doze mitos que sustentam a metanarrativa que dá significação à marca: o hedonismo

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Como Citar
Souza, I. L. de, & Leão, A. L. M. de S. (1). Dionísio usa Chilli Beans?: análise mitológica da publicidade da "Marca da Pimenta". Revista De Administração Contemporânea, 17(5), 574-597. https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000500005
Seção
Artigos