Motivation, measurement and rewards from a performance evaluation perspective



Artigo principal Conteúdo

Eduardo Schiehll
Raymond Morissette

Resumo

Novos ambientes de produção, competição global e novas tecnologias de informação são alguns dos tópicos utilizados para enfatizar que as organizações necessitam de mudanças no seu processo de avaliação de desempenho. A relação entre o grau de confiança na informação contábil e o comportamento individual tem sido investigada em pesquisas na área de contabilidade comportamental. Por outro lado, a perspectiva informacional estuda como o nível de desempenho organizacional depende da disponibilidade de indicadores de desempenho que permitam identificar a relação de causa-efeito entre decisões e resultados. Na tentativa de melhor compreender como estas teorias estão relacionados à avaliação de desempenho organizacional, este ensaio oferece uma discussão teórica sobre os seguintes tópicos: Quais são as dimensões da avaliação de desempenho organizacional? Como e em que extensão o sistema de remuneração está relacionado à avaliação de desempenho? Por que a definição de critérios para avaliação de desempenho organizacional é uma tarefa complexa?

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Schiehll, E., & Morissette, R. (1). Motivation, measurement and rewards from a performance evaluation perspective. Revista De Administração Contemporânea, 4(3), 7-24. https://doi.org/10.1590/S1415-65552000000300002
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eduardo Schiehll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorando na École des Hautes Études Commerciales, Canada. Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com interesse em pesquisa na área de medidas de desempenho.

Raymond Morissette, École des Hautes Études Commerciales

Professor Assistente em Contabilidade Gerencial da École des Hautes Études Commerciales, Canada, além de membro do Chartered Accountants e do Chartered in Management Accounting, Canada. Suas áreas de interesse em pesquisa são desempenho organizacional, administração estratégica de custos.