Editorial



Main Article Content

Clóvis L. Machado-da-Silva

Abstract

Depois de muito trabalho de organização, é com satisfação que se apresenta à comunidade científica e aos profissionais de organizações públicas e privadas o primeiro número da Revista de Administração Contemporânea. A RAC nasce com a missão de contribuir para o entendimento aprofundado da Administração mediante a divulgação de trabalhos de pesquisa e de análises teóricas que possam subsidiar as atividades acadêmicas e a ação administrativa. Ao abrigar contribuições analíticas, com base no pressuposto de que teoria e pesquisa empírica são interdependentes, pretende contribuir para a evolução do conhecimento, do diálogo e da inovação no campo da Administração.

A RAC vem a público como publicação quadrimestral da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Ao lançá-la a ANPAD atende antiga reivindicação da comunidade acadêmica e propicia novo espaço para a divulgação de trabalhos científicos de qualidade. É ato de coragem dos membros da Assembléia e da Diretoria da Associação pela consciência que têm das dificuldades de organizar e consolidar uma revista acadêmica de nível; contudo é também decisão madura, trabalhada no tempo, até porque antecedida por uma edição-teste: a dos Anais do 19º ENANPAD, em setembro de 1995, com a designação provisória de Revista Brasileira de Administração Contemporânea. O lançamento da RAC revela, portanto, que a Diretoria da ANPAD está atenta às expectativas da comunidade que representa.

Seis artigos integram este primeiro número: alguns selecionados dentre aqueles que foram submetidos diretamente à revista, outros escolhidos cuidadosamente do universo de trabalhos que constituem os Anais da ANPAD de 1996. O objetivo é praticamente só publicar artigos submetidos à apreciação da RAC; a tendência, nesse início, é a de aumentar gradualmente essa proporção à medida que ela se torne mais conhecida na comunidade acadêmica e nas organizações públicas e privadas. A expectativa é de rápida inserção.

Além dos artigos, integra este número um documento especial que apresenta a trajetória da Associação na visão dos seus Ex-Presidentes e as perspectivas do atual Presidente quanto ao futuro imediato. Pareceu interessante ao Editor oferecer, no número inaugural da RAC, a história viva da ANPAD. A reação dos leitores dirá se valeu a pena o trabalho da editoria e a boa vontade, para não dizer arriscado esforço, dos Ex-Presidentes.

Aqui está, pois, a RAC. Cabe à comunidade acadêmica torná-la vigorosa.



Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Machado-da-Silva, C. L. (1). Editorial. Journal of Contemporary Administration, 1(1), 1. https://doi.org/10.1590/S1415-65551997000100001
Section
Editorial