Efeitos das Competências no Desempenho de Contratos de Serviços no Setor Público



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Francesco Bonelli
https://orcid.org/0000-0001-8628-9068 orcid
Sandro Cabral
https://orcid.org/0000-0002-8663-2441 orcid

Resumen

Com o intuito de contribuir para a literatura de Estratégia aplicada à Gestão Pública e auxiliar na tomada de decisão dos gestores públicos, o presente trabalho investigou os efeitos de competências públicas e privadas no custo e na qualidade de contratos de terceirização de serviços no setor público. Para tanto, foram estudados 167 contratos de serviços entre uma entidade da Administração Pública Federal e diversos provedores, privados entre 2002 a 2015. Os dados coletados foram organizados em uma base específica e analisados por meio de regressões multivariadas. Os resultados sugerem que, diante de um ambiente caracterizado por incentivos limitados e por um baixo nível de competição entre as empresas, a remuneração, a formação e a experiência dos agentes públicos possuem efeitos nulos ou contraditórios no desempenho dos contratos, particularmente nos indicadores de custo. Quanto às competências privadas, verificou-se que a experiência das empresas influencia positivamente nos indicadores de qualidade, porém, sob a ótica do interesse público, as capacidades financeiras – em particular, a liquidez geral – afetam negativamente os indicadores de custo. Os resultados contribuem para avanços na discussão sobre as heterogeneidades presentes em relações cliente-fornecedor em contratos públicos e em seus efeitos sobre o desempenho.

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Detalles del artículo

Cómo citar
Bonelli, F., & Cabral, S. (1). Efeitos das Competências no Desempenho de Contratos de Serviços no Setor Público. Revista De Administração Contemporânea, 22(4), 487-509. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170152
Sección
Artículos