Editorial
Main Article Content
Abstract
Nesta edição, apresentamos seis artigos que estudam diferentes temas em administração, seguindo metodologias distintas. A diversidade de abordagens de pesquisa evidencia o compromisso da RAC em publicar artigos, independentemente da fundamentação qualitativa ou quantitativa, que privilegiem a construção do conhecimento e que instiguem construtivamente o interesse do público leitor do periódico.
O primeiro artigo, "Antecedentes da Adoção da Computação em Nuvem: Efeitos da Infraestrutura, Investimento e Porte" de Otavio Prospero Sanchez e Alexandre Cappellozza, investiga, usando dados secundários, "quais são os antecedentes associados à decisão de efetuar computação em nuvem, e avalia os efeitos da infraestrutura de TI existente, do porte e do montante de investimentos nessa decisão". O trabalho trata, portanto, de um tema emergente em tecnologia de informação associado a uma decisão premente e estratégica.
No segundo artigo, "Os Impactos das Reclamações On-line na Lealdade dos Consumidores: Um Estudo Experimental", Tatiana Nunes Viana de Almeida e Anatália Saraiva Martins Ramos examinam "se as reclamações disponÃveis no ambiente on-line impactam a lealdade a uma marca de aparelho celular". Utilizando um método de pesquisa experimental e aplicando técnicas quantitativas, o estudo alerta à s empresas para que monitorem o conteúdo disponibilizado na Internet sobre seus produtos.
No terceiro artigo, "A Etnometodologia enquanto Caminho Teórico-metodológico para Investigação da Aprendizagem nas Organizações", Marcelo de Souza Bispo e Arilda Schmidt Godoy apresentam e analisam "a possibilidade de investigação dos processos de aprendizagem nas organizações a partir do conceito de prática e à luz da etnometodologia". Trata-se de um ensaio teórico em que os autores, por meio de uma perspectiva diferenciada, discutem a compreensão da aprendizagem organizacional.
O quarto artigo, "Gestão de Competências nas Relações de Trabalho: o que Pensam os Sindicalistas?" de Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz, Amyra Moyzes Sarsur e Wilson Aparecido Costa de Amorim, busca "analisar, sob a distinta ótica dos sindicatos, em que medida a implantação dos sistemas de gestão de competências tem sido objeto de ação sindical, tendo em vista sua adoção por boa parte das grandes organizações". Esse artigo, baseado em trabalho premiado na divisão GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do EnANPAD 2011, foi submetido, em regime de fast track, à RAC e apresenta uma abordagem qualitativa, a partir de análise de documentos e pesquisa de campo.
No quinto artigo, "Cargos de Livre Nomeação: Reflexões com Base no Empreendedor Público em um Estado-Membro do Brasil", derivado de trabalho premiado na divisão APB - Administração Pública do EnANPAD 2011, e analisado sob regime de fast track na RAC, Josiel Lopes Valadares e Magnus Luiz Emmendoerfer identificam "as evidências de modernização da administração pública que um Estado-membro do Brasil obteve com o provimento de cargos de confiança, como o cargo de empreendedor público." O trabalho fundamenta-se em análise de conteúdo com o uso de dados primários e secundários.
O sexto artigo, "Bem-estar no Trabalho: Relações com Estilos de Liderança e Suporte para Ascensão, Promoção e Salários" de Liliane Lima Sant'anna, Tatiane Paschoal e Eliana Elisabete Moreira Gosendo, estuda "a relação do suporte organizacional para ascensão, promoção e salários, e os estilos gerenciais com o bem-estar no trabalho", denotado por "afeto positivo, afeto negativo e realização pessoal do trabalhador". Esse trabalho, aplicando técnicas de análise quantitativas, identifica que "ações e práticas da organização parecem ser mais importantes para o bem-estar laboral do que comportamentos especÃficos de gestores", tendo, portanto, especial relevância na gestão de recursos humanos em empresas.
O leitor poderá perceber que os artigos, na forma de ensaios e estudos empÃricos, exploram perspectivas de diferentes fenômenos, buscando trazer contribuições para a teoria e a prática da administração, notadamente brasileira.
Finalmente, de acordo com as orientações do manual de Boas Práticas da Produção CientÃfica elaborado pela ANPAD, para o caso de "publicação de artigo de autoria de dirigentes das instituições mantenedoras do periódico ou de quaisquer dos integrantes do Comitê de PolÃtica Editorial ou do Corpo Editorial CientÃfico", é importante evidenciar que a avaliação do artigo da autora Arilda Schmidt Godoy (membro do corpo editorial cientÃfico e convidada pelo atual editor) seguiu os padrões normais de análise, com isenção e independência. O processo de avaliação iniciou-se ainda durante o perÃodo em que o professor Rogério Hermida Quintella era o editor-geral. A gestão das rodadas de análise e as solicitações e avaliações de ajustes e aprimoramentos foram realizadas durante a atual editoria. Além da análise de relevância, foram realizadas três rodadas adicionais de aprimoramentos do texto até que a versão final fosse aprovada.
Desejamos aos leitores uma boa leitura!
Download data is not yet available.
Article Details
Since mid-February of 2023, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal RAC, from ANPAD, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.
After article acceptance, the authors must sign a Term of Authorization for Publication, which is sent to the authors by e-mail for electronic signature before publication.