Executive MBA programs: what do students perceive as value for their practices?



Artigo principal Conteúdo

Ana Claudia Souza Vazquez
Roberto Lima Ruas

Resumo

O propósito do estudo foi investigar a percepção de alunos de MBA acerca do processo de aprendizagem gerencial. Foi realizado um trabalho de natureza exploratória e qualitativa com 160 alunos de 6 programas de MBA no Brasil, no período de 2004 a 2008. Os dados foram coletados através de questionário aplicado em atividades de grupo, o qual foi construído com objetivo de conduzir os participantes a identificarem conteúdos e experiências de aprendizagem associados ao desenvolvimento de capacidades e competências. Foi discutida a indicação de uma miríade de tecnologias pedagógicas para educadores sem que fossem considerados os conhecimentos valorizados como importantes pelos alunos. Três aspectos foram identificados como os mais relevantes na experiência de aprendizagem dos alunos de MBA: (a) abertura para explorar novos modos de interpretar o mundo; (b) desenvolvimento de capacidades específicas; e (c) desenvolvimento de competência relacional. A principal contribuição deste artigo é elucidar o engajamento ativo dos alunos nas oportunidades de aprendizagem criadas pelos educadores de MBA e os resultados alcançados no desenvolvimento de capacidades e competências. Com base nas evidências, argumenta-se que o planejamento pedagógico elaborado por educadores deve considerar os alunos de MBA como protagonistas do processo de aprendizagem gerencial.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Vazquez, A. C. S., & Ruas, R. L. (1). Executive MBA programs: what do students perceive as value for their practices?. Revista De Administração Contemporânea, 16(2), 308-326. https://doi.org/10.1590/S1415-65552012000200009
Seção
Artigos