Building social capital for internationalization



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Suzana Braga Rodrigues
John Child

Resumo

Capital social pode ser definido como relacionamentos sociais que conferem benefícios atuais ou potenciais. Trata-se, portanto, de um tipo particular de recurso. As pesquisas recentes chamam atenção para a maneira como conexões e relacionamentos (networking), tanto domésticos quanto internacionais, podem ser crucialmente importantes para pequenas e médias empresas (PMEs) que buscam exportar ou Investir no exterior. Contudo pouco ainda se sabe sobre como as empresas iniciam, desenvolvem e mantêm o capital social. O presente artigo tem por base o estudo de 32 PMEs britânicas que exportam ou, tentam exportar, para o Brasil e de agências institucionais britânicas, cujo papel consiste em facilitar a condução de negócios entre as PMEs britânicas e brasileiras. O estudo abordou tanto as funções do capital social para as PMEs quanto o processo por meio do qual isso foi desenvolvido. A pesquisa apresentada neste trabalho confirma o valor do capital social no empreendedorismo internacional. O capital social pode facilitar a obtenção de informação e interpretação das oportunidades de mercado, além de outras vantagens. A pesquisa também confirma a importância vital da confiança interpessoal na sustentação do capital social entre pequenas empresas.

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Como Citar
Rodrigues, S. B., & Child, J. (1). Building social capital for internationalization. Revista De Administração Contemporânea, 16(1), 23-38. https://doi.org/10.1590/S1415-65552012000100003
Seção
Artigos