Editorial
Main Article Content
Abstract
Prezados leitores, com esta edição completo orgulhosamente seis anos à frente da nossa RAC. Foi e será, até a próxima edição, uma tarefa bastante difÃcil, mas muito compensadora.
Esta edição, em particular, reforça a sensação de compensação pelo trabalho bem feito: trata-se de uma excelente edição, que se inicia com o artigo intitulado Comprometimento e Entrincheiramento na Carreira: um Estudo de suas Influências no Esforço Instrucional do Docente do Ensino Superior, de autoria de Diva Ester Okazaki Rowe, Antonio VirgÃlio Bittencourt Bastos e Ana Paula Moreno Pinho. O artigo discute os vÃnculos de comprometimento e de entrincheiramento com a carreira, desenvolvidos por professores universitários, de instituições públicas e privadas. "Mais precisamente, busca identificar as relações desses vÃnculos com o 'esforço instrucional', definido como o empenho em qualificar a atividade de ensino e potenciar os resultados positivos dos discentes". A pesquisa, extensiva e de corte transversal, abrangeu 635 docentes de diferentes Estados.
Ainda no campo de pesquisa das relações de trabalho, o segundo artigo, de autoria de Marilene Olivier, Cristiani Storch Perez e Simone da Costa Fernandes Behr, é intitulado Trabalhadores Afastados por Transtornos Mentais e de Comportamento: o Retorno ao Ambiente de Trabalho e suas Consequências na Vida Laboral e Pessoal de Alguns Bancários. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa em um banco estatal, com o objetivo de fazer um estudo sobre "como passou a ser o cotidiano dos trabalhadores do Banco, após gozarem licença médica, devido a transtornos mentais e comportamentais, tanto no seu aspecto laboral quanto pessoal. Os resultados apontam a continuidade da presença de estressores no ambiente de trabalho, as dificuldades das relações interpessoais e a falta de programa de reintegração dos trabalhadores no ambiente de trabalho".
O terceiro artigo é Um "Pas de Deux" da Estratégia com a Arte: as Práticas do Grupo Corpo de Balé, de Ernani Viana Saraiva, Alexandre de Pádua Carrieri, Ana Rosa Camillo Aguiar e Valéria da Glória Pereira Brito. Este trabalho volta-se à análise das estratégias organizacionais da renomada companhia de balé com o suporte metodológico da etnografia e da Grounded Theory.
Voltando a sua atenção agora para a administração pública, Lindomar Pinto da Silva e Élvia Fadul nos apresentam seu trabalho de tÃtulo Administração Pública de Québec: um Caso de Mudança Cultural. Neste artigo, os autores procuram identificar os traços culturais da administração pública de Québec, verificando mudanças culturais ocorridas a partir da reforma administrativa levada a efeito nessa provÃncia, a partir dos anos 1990.
O quinto artigo da edição: Relações Quantitativas entre Orientação para o Mercado, Desempenho Organizacional e a Percepção Externa de Sucesso em Instituições de Pesquisas Tecnológicas Afiliadas à ABIPTI, de Newton Amaral Paim, José Edson Lara e Juliana Maria Magalhães Christino, discute o crescente papel que a orientação para o mercado vem ocupando na teoria do marketing nas últimas décadas. Segundo os autores, a "maioria dos estudos empÃricos nessa área baseia-se na realidade de paÃses industrializados e no setor empresarial. A pesquisa empÃrica sobre o tema voltada para as organizações que não visam necessariamente ao lucro continua limitada. Este estudo investigou a relação da orientação para o mercado com o desempenho organizacional e com a percepção externa de sucesso ou insucesso nas atividades-fim em instituições de pesquisas tecnológicas no Brasil".
Na sequência Alexandre Cappellozza e Otavio Prospero Sanchez trazem à nossa leitura a Análise de Decisões sobre Uso de Tecnologia: um Estudo no Setor de Telefonia Móvel Fundamentado nos Axiomas da Economia Comportamental. "O objetivo deste artigo é verificar como as decisões sobre a adoção e uso de equipamentos e serviços, apoiados por tecnologia, são afetadas pelos aspectos influenciadores da decisão, preconizados por Kahneman e Tversky". Com este fim, o trabalho foi conduzido por meio de experimento adaptado ao contexto do segmento de telefonia móvel.
O penúltimo artigo desta edição, Gestão do Transporte Orientada para os Clientes: NÃvel de Serviço Desejado e Percebido, de Ricardo Silveira Martins, Wescley Silva Xavier, Osmar Vieira de Souza Filho e Guilherme Silveira Martins nos leva agora ao campo da gestão do transporte. Neste artigo, o transporte é analisado enquanto gestão de serviços, procurando entender aspectos comportamentais da demanda dos embarcadores por meio de survey com 400 embarcadores industriais brasileiros de pequeno e médio porte.
Por fim, apresentamos Por que os Gestores Postergam Investimentos em Tecnologia da Informação? Um Estudo de Caso, de autoria de Rodrigo Fernandes Malaquias e Alberto Luiz Albertin. Este trabalho parte do pressuposto de que os investimentos realizados em TI apresentam um efeito positivo e significante no desempenho das empresas, o que leva à sua questão de pesquisa: por que os gestores postergam investimentos em TI? Para os autores, essa postergação ocorreria em razão do não surgimento de certos tipos de conflitos gerenciais.
Na seção de Documentos e Debates, temos vibrante discussão que se inicia com o texto intitulado Estágio Docência: um Estudo no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras, de autoria de Nathália de Fátima Joaquim, João Paulo de Brito Nascimento, Ana Alice Vilas Boas e Fernanda Tavares Silva. Como primeira réplica, temos - Formar Docentes: em que Medida a Pós-Graduação Cumpre esta Missão? - de Antonio VirgÃlio Bittencourt Bastos, Emmanuel Zaguri Tourinho, Oswaldo Hajime Yamamoto, Paulo Rogério Meira Menandro. Como segunda réplica - Produção de Conhecimento de Aprendizagem e de Tecnologia são Papéis dos Programas de Pós-Graduação na Capacitação de Cientistas para o PaÃs? - de Silvio Paulo Botomé e José Carlos Zanelli. A seção se encerra com a tréplica, intitulada Formação Docente ou CientÃfica: o que Está em Destaque nos Programas de Pós-Graduação? de Nathália de Fátima Joaquim e Ana Alice Vilas Boas.
Na seção de Casos de Ensino em Administração, temos o caso intitulado Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus: Estratégias de Crescimento, de Claudia Monica Ritossa, Sergio Bulgacov e Jane Mendes Ferreira.
Fechando a edição, temos as seções de Resenhas Bibliográficas e Notas Bibliográficas.
A todos, uma boa leitura!
Download data is not yet available.
Article Details
Since mid-February of 2023, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal RAC, from ANPAD, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.
After article acceptance, the authors must sign a Term of Authorization for Publication, which is sent to the authors by e-mail for electronic signature before publication.