Validação de uma medida de percepção de imagens organizacionais



Artigo principal Conteúdo

Jairo Eduardo Borges-Andrade
Ronaldo Pilati

Resumo

O constructo imagens organizacionais tem sido apontado como útil para a compreensão do comportamento humano no trabalho; contudo quase sempre essas imagens são obtidas a partir da opinião de especialistas ou de gerentes. Falta uma medida confiável da percepção dessas imagens por parte de um conjunto mais amplo de membros das organizações. O presente trabalho buscou desenvolver essa medida, testá-la no âmbito de diferentes contextos organizacionais em diversas partes do Brasil e validá-la psicometricamente. As oito metáforas de Morgan (1996) serviram de base teórica para a elaboração das questões. O questionário foi respondido por quase 2.000 indivíduos, durante dois anos, tendo recebido sucessivas revisões. Com procedimentos de análise fatorial, com rotação oblíqua, foram finalmente identificadas duas imagens organizacionais percebidas. O cálculo do alfa de Cronbach indicou um índice de confiabilidade adequado para a utilização segura do instrumento construído em pesquisa e análise organizacional.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Borges-Andrade, J. E., & Pilati, R. (1). Validação de uma medida de percepção de imagens organizacionais. Revista De Administração Contemporânea, 4(1), 113-134. https://doi.org/10.1590/S1415-65552000000100007
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jairo Eduardo Borges-Andrade, Florida State University

Ph.D. em Sistemas Instrucionais pela Florida State University, USA. Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, além de Coordenador de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. Suas áreas de interesse em pesquisa são treinamento e desenvolvimento de pessoal, comportamento organizacional e administração de ciência e tecnologia.

Ronaldo Pilati, Universidade de Brasília

Mestrando em Psicologia na Universidade de Brasília, com interesse em pesquisa nas áreas de comportamento organizacional, treinamento e desenvolvimento de pessoal, medidas em psicologia organizacional e em treinamento.