Ivia: crescimento e internacionalização



Artigo principal Conteúdo

Angela da Rocha
Renato Cotta de Mello
Anne-Marie Delaunay Maculan
Henrique Fernandes Pacheco

Resumo

Este caso de ensino apresenta o processo de internacionalização de uma empresa que guarda três peculiaridades: pertencer ao setor de serviços; comercializar software, um produto não típico da pauta de exportações brasileiras; e ter origem no Nordeste do Brasil. Fundada em 1996 na cidade de Fortaleza, a Ivia foi a primeira empresa a lançar o serviço de Internet Banking no Nordeste do Brasil e o primeiro provedor de acesso à Internet com foco no mercado corporativo de Fortaleza. Dez anos depois, a empresa desenvolvia ferramentas de negócios para a web, visando otimizar processos gerenciais de empresas, baseadas na tecnologia de Internet, tendo desenvolvido clientes para seus produtos no Brasil e em Portugal. O caso descreve a trajetória da Ivia em sua primeira década de existência e o início de seu processo de internacionalização. A questão central a ser discutida é de que modo a empresa pode sustentar seu processo de internacionalização, enquanto amplia suas atividades no mercado doméstico. Além disso, o caso permite debater de que forma as ações governamentais podem apoiar o desenvolvimento internacional de pequenas empresas de software, prioridade da atual política industrial.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Rocha, A. da, Mello, R. C. de, Maculan, A.-M. D., & Pacheco, H. F. (1). Ivia: crescimento e internacionalização. Revista De Administração Contemporânea, 14(6), 1158-1170. https://doi.org/10.1590/S1415-65552010000700010
Seção
Casos de Ensino em Administração