VÃnculos com a carreira e produção acadêmica: comparando docentes de IES públicas e privadas
Artigo principal Conteúdo
Resumo
A pesquisa sobre o vÃnculo do profissional com a sua carreira envolve dois construtos - o de comprometimento e o de entrincheiramento, cujas influências no desempenho ainda estão por ser mais bem compreendidas. Este trabalho teve o objetivo de analisar a influência destes dois vÃnculos com a carreira na produção acadêmica do docente inseridos nos contextos público e privado do ensino superior brasileiro. A pesquisa, de natureza extensiva e corte transversal, envolveu a aplicação de um questionário, mediante a internet, a uma amostra de 635 docentes de diferentes regiões do paÃs. Utilizaram-se as escalas de Carson e Bedeian (1994) e Carson, Carson e Bedeian (1995), validadas para o contexto brasileiro, para avaliar comprometimento e entrincheiramento na carreira. A avaliação da produção acadêmica do docente envolveu a sua produção bibliográfica registrada no CurrÃculo Lattes, como utilizado por Oliveira (1998). Os dados foram submetidos a análises descritivas, fatoriais e modelagens de equações estruturais. O modelo com melhor ajuste revela que quanto mais o docente investe tempo e dinheiro em sua carreira, maior é a sua produção acadêmica. Foram encontradas, também, diferenças nas influências dos dois vÃnculos com a carreira na produção acadêmica entre IES públicas e privadas.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Rowe, D. E. O., & Bastos, A. V. B. (1). VÃnculos com a carreira e produção acadêmica: comparando docentes de IES públicas e privadas. Revista De Administração Contemporânea, 14(6), 1011-1030. https://doi.org/10.1590/S1415-65552010000700003
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.