Editorial
Main Article Content
Abstract
O presente número da Revista de Administração Contemporânea é constituido por oito artigos. No primeiro artigo, Lúcia Maria Portela de Lima Rodrigues apresenta um modelo de inferência em lógica vaga para avaliar o efeito das variações nas taxas de câmbio reais nos lucros operacionais e na posição competitiva da empresa, cujo teste empÃrico é realizado em uma organização têxtil portuguesa de grande porte. Luiz Roque de Souza Vitiello Jr. observa o ajustamento ao mercado brasileiro de dois modelos de precificação de opções de compra, o de Black e Scholes e o da elasticidade da variância constante, e não encontra superioridade de um modelo com relação ao outro. Em seguida Cesar Roberto Lavalle da Silva e Paulo Fernando Fleury avaliam o estágio de desenvolvimento da organização logÃstica de empresas industriais e comerciais, pertencentes à cadeia de suprimentos do setor alimentÃcio. Marcelo Milano Falcão Vieira e outros, com base em estudo realizado na prefeitura da cidade de Recife (PE), discutem a maneira de analisar práticas de administração da qualidade em organizações públicas, destacando que a percepção dos grupos organizacionais pode fornecer subsÃdios úteis para maior compreensão do tema em questão. Rosemeire Aparecida Scopinho investiga a polÃtica de gestão de recursos humanos no setor sucroalcooleiro paulista e sua implicação para o entendimento do conceito de saúde-doença dos trabalhadores, focalizando o processo de reestruturação produtiva conduzido por meio da introdução de uma série de inovações, dentre as quais se destaca a implantação de programas de qualidade total. Jairo Eduardo Borges-Andrade e Ronaldo Pilati relatam a construção e validação psicométrica, no âmbito de diferentes empresas públicas e privadas localizadas em diversas cidades do Brasil, de uma medida de percepção de imagens organizacionais obtida a partir da opinião de um conjunto mais amplo de integrantes das organizações, e não apenas de especialistas e de gerentes. Luiz Marcelo Antonialli investiga a influência da mudança de gestão na implementação das estratégias de uma cooperativa agropecuária do sul de Minas Gerais. Por fim, Joel Souza Dutra e outros apresentam um modelo de gestão de pessoas por competências, testando sua aplicabilidade em uma empresa do setor de telecomunicações, o qual passou por profundas transformações nos últimos anos.
A exemplo de números anteriores, a seção documento foi excluida dessa edição devido a quantidade e extensão dos trabalhos selecionados para a seção artigos. Espera-se que tal composição atenda mais uma vez às expectativas dos leitores e dos colaboradores da RAC.
Download data is not yet available.
Article Details
Since mid-February of 2023, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal RAC, from ANPAD, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.
After article acceptance, the authors must sign a Term of Authorization for Publication, which is sent to the authors by e-mail for electronic signature before publication.