Conversação entre abordagens da estratégia em organizações: escolha estratégica, cognição e instituição
Artigo principal Conteúdo
Resumo
No presente trabalho pretendeu-se verificar qual o tratamento dispensado ao conceito de estratégia organizacional nas abordagens da escolha estratégica, cognitiva e institucional. Para tanto, delimitaram-se critérios de análise teóricos e metodológicos. A identificação desses critérios foi realizada de modo descritivo, a partir do exame dos pressupostos de cada abordagem focalizada. As descrições dos seus respectivos indicadores foram agrupadas em matrizes de conteúdo e analisadas por meio do uso do método comparativo. Os indicadores dos critérios teóricos foram as representações do indivÃduo, da organização e do ambiente. O indicador do critério metodológico foi a dimensão de análise. Os resultados obtidos revelam variações significativas que configuram arranjos especÃficos de definição e tratamento dos elementos constitutivos da concepção de estratégia organizacional, em cada uma das abordagens analisadas.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Fonseca, V. S. da, & Machado-da-Silva, C. L. (2018). Conversação entre abordagens da estratégia em organizações: escolha estratégica, cognição e instituição. Revista De Administração Contemporânea, 14(spe), 51-75. https://doi.org/10.1590/S1415-65552010000600004
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.