Fotografias de famÃlia pela ótica das sucessoras: um estudo sobre uma organização familiar
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar os vÃnculos estabelecidos entre o indivÃduo e o trabalho na organização, que caracterizam sua permanência ou não na empresa da famÃlia. Para tanto foi realizado um estudo com as indicadas sucessoras de uma organização familiar. Através das histórias de vida dos sujeitos buscou-se compreender os vÃnculos estabelecidos entre as filhas que permanecem no negócio da famÃlia e a que abandona a empresa, por meio do entendimento do não-vÃnculo. A abordagem psicanalÃtica, aliada à s teorias sobre o vÃnculo social, forneceu importantes contribuições para a análise do fenômeno em questão. Os resultados demonstraram que tanto a permanência como a saÃda do indivÃduo da empresa não se relacionam apenas a questões organizacionais, mas também à quelas oriundas do âmbito familiar, de ordem psicológica. A emergência de tais questões demonstrou que os vÃnculos subjetivos e as relações psÃquicas observadas entre os atores envolvidos estavam imbricados à racionalidade empresarial, que se configurou como reflexo de dramas vivenciados no espaço familiar. As análises tecidas no trabalho mostram a ponta de um iceberg, que tende a não ser considerado nas discussões sobre estas organizações.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Lopes, F. T., & Carrieri, A. de P. (1). Fotografias de famÃlia pela ótica das sucessoras: um estudo sobre uma organização familiar. Revista De Administração Contemporânea, 14(3), 478-494. https://doi.org/10.1590/S1415-65552010000300006
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.