Perfil do executivo no mercado globalizado



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Simone Echeveste
Berenice Vieira
Débora Viana
Guilherme Trez
Carlos Panosso

Resumo

Impulsionadas pela globalização, empresas transnacionais, instaladas no Brasil, estão colaborando para a formação de um novo perfil profissional para executivos brasileiros. As mudanças que derivam deste cenário passam a exigir dos profissionais conhecimentos e aptidões diferenciadas para a atuação no ambiente atual de negócios. O presente estudo busca traçar o perfil ideal do executivo em face das exigências do mercado globalizado, destacando-se os principais atributos que este profissional deve apresentar, segundo a visão de profissionais decisores das 500 maiores empresas do ranking da revista Exame (1997). Realizou-se uma pesquisa descritiva, a partir de duas etapas: uma exploratória, na qual se geraram os atributos a serem avaliados e uma quantitativa, para a mensuração do grau de importância de cada indicador arrolado. Os atributos referentes ao perfil do executivo no mercado considerados mais importantes são: integridade, visão estratégica, liderança, conhecimento das operações da empresa, capacidade de decisão, negociação e coordenação de trabalhos em equipe, foco nos resultados, ética no trato das questões profissionais e sociais, motivação, pró-atividade e habilidade para o trato interpessoal.

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Como Citar
Echeveste, S., Vieira, B., Viana, D., Trez, G., & Panosso, C. (1). Perfil do executivo no mercado globalizado. Revista De Administração Contemporânea, 3(2), 167-186. https://doi.org/10.1590/S1415-65551999000200009
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Simone Echeveste, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Estatística e Mestranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Luterana do Brasil e da Faculdade Cenecista de Ciências Administrativas, além de Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são comportamento do consumidor, qualidade em serviços, metodologia da pesquisa em marketing.

Berenice Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharel em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Mestranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Comércio Exterior da Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior e da Faculdade Cenecista de Ciências Administrativas, além de Analista de Sistemas da PROCERGS. Suas áreas de interesse em pesquisa são sistemas de informação gerenciais, comércio eletrônico via Internet e utilização de ambientes multimídia.

Débora Viana, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Publicidade pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Cenecista de Ciências Administrativas, além de Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são marketing de relacionamento, metodologia da pesquisa em marketing e comportamento do consumidor organizacional. 

Guilherme Trez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado e Mestrando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia competitiva e qualidade em serviços.

Carlos Panosso, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Mestrando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da FEVALE e Diretor da Federação do Comércio Varejista do Rio Grande do Sul, com interesse em pesquisa na área de negociação comercial.