A produção intelectual brasileira em responsabilidade social empresarial - RSE sob a ótica da bibliometria
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O presente trabalho visa caracterizar o estado da arte das publicações brasileiras na área da Responsabilidade Social Empresarial [RSE]. Adotou-se o procedimento de traçar o perfil detalhado dos autores, sua produção e citações bibliográficas utilizadas no EnANPAD, entre 1997 e 2007. Além da estatÃstica descritiva sobre autores, obras e citações, foi testada a aplicabilidade da Lei de Lotka - LL à s obras citadas. Essa lei afirma que o número de autores (de artigos ou de obras citadas) que fazem n contribuições em determinado campo cientÃfico é aproximadamente 1 / n² daqueles que fazem uma só contribuição. Tal indicador demonstra que, no universo de autores ou de autores citados em um campo cientÃfico maduro, há uma distribuição relativamente rÃgida entre poucos que publicam mais e muitos que publicam menos. Foi possÃvel testar empiricamente que, no âmbito das obras citadas, não há adequação a esta lei, indicando pouca maturidade cientÃfica na RSE. A análise mostra também que a produção dos anos anteriores foi pouco utilizada nos anos seguintes e houve repetição de livros textos de administração e autores famosos pouco relacionados ao tema, contribuindo pouco para o avanço cientÃfico. Há um domÃnio da reprodução das mesmas idéias, reforçando a noção de que existe nesta área temática uma zona de conforto intelectual.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Moretti, S. L. do A., & Campanario, M. de A. (1). A produção intelectual brasileira em responsabilidade social empresarial - RSE sob a ótica da bibliometria. Revista De Administração Contemporânea, 13(spe), 68-86. https://doi.org/10.1590/S1415-65552009000500006
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.