Microcrédito e pobreza: um diálogo possÃvel?
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O microcrédito tem sido colocado por muitos acadêmicos, bem como por organizações multilaterais, como alternativa viável para o enfrentamento das desigualdades associadas à mundialização. No entanto, é discutÃvel sua contribuição para a solução de um problema complexo como a pobreza, com exceção de alguns grupos sociais em situação de precariedade extrema. O presente artigo, de caráter teórico, tem por objetivo discutir se o mainstream das ciências econômicas prevalece nas práticas de microcrédito para os pobres. Neste sentido, abordam-se três diferentes enfoques sobre pobreza, apresenta-se uma noção de microcrédito e, na seqüência dessa apresentação inicial de conceitos, propõe-se breve reflexão sobre como pobreza e microcrédito podem relacionar-se entre si. Por fim, seguem algumas considerações finais.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Santos, C. G. dos, & Carrion, R. da S. M. (1). Microcrédito e pobreza: um diálogo possÃvel?. Revista De Administração Contemporânea, 13(spe), 53-67. https://doi.org/10.1590/S1415-65552009000500005
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.