O papel dos stakeholders na sustentabilidade da empresa: contribuições para construção de um modelo de análise



Artigo principal Conteúdo

Mariana Galvão Lyra
Ricardo Corrêa Gomes
Laércio Antônio Gonçalves Jacovine

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a Empresa Alfa e seus stakeholders e buscar formas de inferir que uma melhor gestão de stakeholders pode repercutir positivamente no processo de sustentabilidade da empresa. Para isso duas metodologias internacionais previamente testadas serão aplicadas no contexto brasileiro: o diagrama de Venn de Mitchell, Agle e Wood (1997) que contém sete tipos de stakeholders segundo as combinações dos atributos poder, legitimidade e urgência; e a matriz de Savage, Nix, Whitehead e Blair (1991), que analisa a propensão dos stakeholders em colaborar ou ameaçar as estratégias da empresa. Os principais resultados dizem respeito ao desalinho nos discursos dos diversos stakeholders com relação às práticas da empresa e às sugestões de políticas gerenciais para contornar esta situação. Entretanto o estudo se limita a traçar estratégias, sendo necessário, portanto, estudos posteriores com acompanhamentos in loco para analisar a evolução da empresa com a aplicação do estudo. As ferramentas apresentadas podem ser testadas em empresas de diferentes setores que têm preocupações com relacionamento de stakeholders e com os impactos de seus negócios na sociedade.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Lyra, M. G., Gomes, R. C., & Jacovine, L. A. G. (1). O papel dos stakeholders na sustentabilidade da empresa: contribuições para construção de um modelo de análise. Revista De Administração Contemporânea, 13(spe), 39-52. https://doi.org/10.1590/S1415-65552009000500004
Seção
Artigos