O processo de certificação socioambiental das empresas: o estudo de caso do certificado 'empresa cidadã'
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este artigo trata de Contabilidade Social Corporativa, em uma de suas formas mais conhecidas, preferidas e utilizadas: o Balanço Social. O objetivo deste estudo é a análise da eficácia do processo de certificação do Empresa Cidadã, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro [CRC/RJ], que teve por objetivo "elevar a qualidade e a transparência dos relatórios sociais publicados e incentivar a realização de balanços sociais pelas organizações". Efetuou-se ainda uma análise qualitativa dos dados apresentados para certificação. Este trabalho se utiliza então do estudo de caso simples como metodologia, tendo a certificação como caso e o processo como unidade em análise. Esta pesquisa conclui que, apesar da melhoria contÃnua, da consolidação do processo, da sofisticação e da tecnicidade e abrangência, o processo ainda se encontra distante de alcançar os objetivos de influenciar as decisões dos gestores e modificar o comportamento das instituições sobre investimentos desta natureza. A análise dos dados é dificultada pela inconsistência, heterogeneidade e posicionamento das informações apresentadas, enquanto o processo em si se revela excessivamente quantitativo, apresentando ainda o problema da não publicidade dos critérios e julgamentos efetuados na análise dos dados.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Bufoni, A. L., Muniz, N. P., & Ferreira, A. C. de S. (1). O processo de certificação socioambiental das empresas: o estudo de caso do certificado ’empresa cidadã’. Revista De Administração Contemporânea, 13(spe), 19-38. https://doi.org/10.1590/S1415-65552009000500003
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.