A definição de categorias para o estudo de comportamentos proativos na recuperação de informações



Artigo principal Conteúdo

Marlei Pozzebon
Henrique M. R. de Freitas
Maira Petrini

Resumo

Este estudo explora o relacionamento existente entre as características técnicas de um projeto de sistema de informação e apoio à decisão e os comportamentos dos usuários no seu uso. Seu objetivo: apresentar um modelo conceitual de Enterprise Information Systems (EIS), construído a partir da literatura, das tendências tecnológicas e de estudos de caso, que identificam características de sistema para comportamentos proativos dos usuários na recuperação de informações. Entre os principais resultados, pode-se destacar a definição de categorias relacionadas com as características dos sistemas - flexibilidade, integração e apresentação - e de categorias relacionadas com os comportamentos dos usuários na recuperação de informações - exploração de dados(scanning) e busca focada (focus search) - bem como a apresentação de um modelo conceitual para sistemas EIS. Pode-se destacar também a exploração de uma nova técnica para métodos qualitativos, denominada Modelagem de Casos, desenvolvida com o objetivo de buscar maior exploração do contexto na fase de análise de dados.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pozzebon, M., Freitas, H. M. R. de, & Petrini, M. (1). A definição de categorias para o estudo de comportamentos proativos na recuperação de informações. Revista De Administração Contemporânea, 3(2), 97-118. https://doi.org/10.1590/S1415-65551999000200006
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marlei Pozzebon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutoranda em Administração na École des Hautes Études Commerciales, Canadá. Suas áreas de interesse em pesquisa são sistemas de informação, principalmente o EIS, e seu impacto sobre as organizações, gestão da tecnologia da informação, design de sistemas e métodos de desenvolvimento.

Henrique M. R. de Freitas, Université Pierre Mendès France

Doutor Nouveau Régime em Gestão pela Université Pierre Mendès France, França. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de Pesquisador do CNPq. Suas áreas de interesse em pesquisa são sistemas de informação, sobretudo EIS, SAD e SIG, processo decisório, análise de dados qualitativos.

Maira Petrini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com interesse em pesquisa nas áreas de gestão da tecnologia da informação, sistemas de informação, sobretudo EIS, implantação de sistemas.