Estratégia em pequenas empresas: uma aplicação do modelo de miles e snow



Artigo principal Conteúdo

Fernando A. P. Gimenez
Cleufe Pelisson
Eugênio G. S. Krüger
Paulo Hayashi Jr

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em pequenas empresas visando a identificar as estratégias competitivas adotadas pelos seus dirigentes. Para tanto utilizou-se o modelo proposto por Miles e Snow (1978) na classificação das escolhas estratégicas reportadas pelos respondentes. Dados coletados em 107 empresas da cidade de Londrina, PR, distribuídas por 8 ramos de atividades, permitiram verificar a ocorrência dos 4 tipos estratégicos propostos por Miles e Snow (1978), isto é, estratégias defensiva, analítica, prospectora e reativa. O desempenho das empresas que adotaram estratégias reativas foi menos eficaz em termos de crescimento, confirmando uma das proposições centrais do modelo. A estratégia mais freqüente foi a analítica. Não foi encontrada nenhuma diferença nas escolhas estratégicas que pudesse ser associada ao gênero do dirigente da pequena empresa.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gimenez, F. A. P., Pelisson, C., Krüger, E. G. S., & Hayashi Jr, P. (1). Estratégia em pequenas empresas: uma aplicação do modelo de miles e snow. Revista De Administração Contemporânea, 3(2), 53-74. https://doi.org/10.1590/S1415-65551999000200004
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernando A. P. Gimenez, Manchester Business School

Doutor em Administração pela Manchester Business School, UK. Professor Associado do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, além de Pesquisador do CNPq. Suas áreas de interesse em pesquisa são administração estratégica de pequenas empresas, cognição em administração e empreendedorismo.

Cleufe Pelisson, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Administração Hospitalar e em Metodologia do Ensino Superior. Professora Auxiliar do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina. Suas áreas de interesse em pesquisa são metodologia do ensino superior, administração hospitalar e de pequenas empresas, empreendedorismo.

Eugênio G. S. Krüger, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em Administração na Universidade Estadual de Londrina, com interesse em pesquisa na área de administração estratégica de pequenas empresas.

Paulo Hayashi Jr, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em Administração na Universidade Estadual de Londrina, com interesse em pesquisa na área de administração estratégica de pequenas empresas.