Editorial
Main Article Content
Abstract
Vale começar com o agradecimento à comunidade acadêmica pela sua contÃnua colaboração no processo de consolidação da Revista de Administração Contemporânea. O crescente número de assinantes, tanto pessoas fÃsicas quanto jurÃdicas, bem como o aumento significativo de trabalhos submetidos diretamente ao Editor para avaliação constituem atestados inequÃvocos dessa colaboração. Representam, ainda, o nÃvel de aceitação da proposta da RAC de contribuir para a evolução do conhecimento no campo da Administração.
No presente número, oito são os trabalhos que integram a seção artigos. O de Nelson Manuel da Costa Areal e Manuel José da Rocha Armada examina a hipótese de a rentabilidade das ações seguir um percurso aleatório de comportamento de reversão para a média e de aversão à média do mercado. Gardênia Abbad de Oliveira-Castro, Ronaldo Pilati e Jairo Eduardo Borges-Andrade relatam a experiência de construção de um questionário brasileiro de suporte, discutindo sua aplicação em pesquisas sobre comportamento organizacional e sugerindo estudos que objetivem maior generalização dos resultados. Fernando Gimenez e associados apresentam os resultados de pesquisa sobre estratégias competitivas adotadas em 107 pequenas empresas, distribuÃdas por oito ramos de atividades, de Londrina -Paraná. Ricardo Martins e José Caixeta Filho utilizam modelos de racionalização de uso da infra-estrutura de transporte, com base em fretes, para apoiar a análise entre a distribuição socialmente desejável e aquela efetivamente observada, a fim de subsidiar o planejamento de transporte da soja no Estado do Paraná. Marlei Pozzebon, Henrique Freitas e Maira Petrini exploram o relacionamento existente entre as caracterÃsticas técnicas de um projeto de sistema de informação e apoio à decisão e os comportamentos dos usuários na suautilização. José Ansaloni e Angelo Ésther analisam os impactos da adoção de novas tecnologias de produção de jornais e da definição de novas áreas de atuação sobre as relações de trabalho em uma empresa de comunicações. Ivan Pinheiro verifica em que medida as experiências de subcontratação e de terceirização no setor de autopeças gaúcho permitem corroborar as proposições teóricas constantes da literatura especializada sobre o assunto. Por fim, Simone Echeveste e outros realizam pesquisa descritiva em que procuram traçar o perfil ideal do executivo, em face das exigências do mercado globalizado, a partir de atributos relevantes identificados por profissionais das 500 maiores empresas do ranking da Revista Exame, de 1997.
Não se apresenta, nesta edição, a seção documento. A sua não inclusão decorre do número e da extensão dos trabalhos escolhidos para a seção artigos. A fim de incluir o total de artigos selecionados e, ao mesmo tempo, manter o tamanho-padrão adotado para a RAC, o Editor tomou essa decisão.
Na certeza de que a comunidade acadêmica continuará trabalhando em prol da difusão e do fortalecimento da revista, a editoria espera que a composição deste número atenda às expectativas dos leitores e dos colaboradores da RAC.
Download data is not yet available.
Article Details
Since mid-February of 2023, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal RAC, from ANPAD, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.
After article acceptance, the authors must sign a Term of Authorization for Publication, which is sent to the authors by e-mail for electronic signature before publication.