Modelos de financiamento baseados em relações pessoais: experiência de empreendedores chineses no Brasil



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Hsia Hua Sheng

Resumo

Diferentemente dos relacionamentos sociais que ocorrem normalmente no Ocidente, os relacionamentos que ocorrem na China, chamados guanxi, são uma forma especial de conexão, baseados na confiança, na qual são envolvidas sucessivas trocas de favores. O guanxi até hoje apresenta uma forte influência sobre o comportamento dos chineses, principalmente nos negócios. Essa particularidade cultural é refletida nos modelos de financiamentos informais, um dos responsáveis pelo crescimento de Pequenas e Médias Empresas [PMEs] na China. O objetivo do artigo é analisar empiricamente os modelos de financiamento baseados em guanxi no Brasil. Para isso utiliza-se o método exploratório, a partir de entrevistas realizadas com uma amostra de empreendedores chineses que possuem PMEs no Brasil. As evidências encontradas sugerem: i) os empreendedores utilizam guanxi para terem acesso ao financiamento e reduzirem o custo de crédito; ii) os modelos mais utilizados são os empréstimos diretos e crédito comercial, sendo evitados os empréstimos bancários; iii) o ambiente institucional brasileiro influencia as disponibilidades dos modelos; iv) os empreendedores participam de eventos sociais para manutenção e aquisição de guanxi.

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Como Citar
Sheng, H. H. (1). Modelos de financiamento baseados em relações pessoais: experiência de empreendedores chineses no Brasil. Revista De Administração Contemporânea, 12(3), 741-761. https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000300007
Seção
Artigos