Overbooking, gerenciamento de receitas e previsão de demanda: estudo empírico das posições em sistemas de reservas de companhias aéreas



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Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Renée Baptista Ferraz

Resumo

A prática de overbooking em transporte aéreo é o resultado de uma estratégia mais ampla, conhecida como Gerenciamento de Receitas (Revenue Management), que visa otimizar o faturamento da firma. Neste contexto de complexidade da tomada de decisão, investir na habilidade de fazer previsões acuradas de demanda e, sobretudo, do processo de chegada de pedidos nos Sistemas de Reservas, confere vantagens competitivas relevantes à empresa e melhor desempenho no mercado. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma modelagem do processo de chegadas nos Sistemas de Reservas de companhias aéreas, sendo extensível para firmas prestadoras de serviços em geral. Tendo como base um conjunto de informações reais, coletadas junto a uma operadora da Ponte Aérea Rio de Janeiro-São Paulo, o estudo promove a estimação paramétrica de um modelo de chegada de posições de reservas. O modelo econométrico de séries temporais utilizado enquadra-se no referencial teórico dos modelos de previsão de demanda. Os principais resultados são indicativos de um processo auto-regressivo de chegadas, no qual variáveis de nível defasadas, de variação e aceleração têm poder preditivo dos níveis correntes de chegada. O estudo supre, assim, uma carência da literatura, relativa aos métodos de previsão associados a Sistemas de Reservas corporativos.

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Como Citar
Oliveira, A. V. M. de, & Ferraz, R. B. (1). Overbooking, gerenciamento de receitas e previsão de demanda: estudo empírico das posições em sistemas de reservas de companhias aéreas. Revista De Administração Contemporânea, 12(2), 481-506. https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000200009
Seção
Artigos