Trade-offs em serviços customizados e o ponto de vista do cliente



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Rafael Teixeira
Ely Laureano Paiva

Resumo

Os trade-offs em estratégia de operações podem ser descritos como as incompatibilidades operacionais existentes entre diferentes critérios competitivos. Serviços customizados implicam entregas mais demoradas e custos de produção mais elevados do que serviços padronizados. Considerando que as preferências dos clientes terão repercussões para as escolhas estratégicas dos critérios competitivos e para os trade-offs da área de operações, esta pesquisa buscou avaliar as relações entre os atributos customização, tempo de entrega e preço baixo, sob o ponto de vista do cliente, verificando a ocorrência dos trade-offs. Estudos que envolvem a existência e razões desses possíveis trade-offs têm sido recorrentes na literatura; porém pouca atenção tem sido colocada na influência dos clientes para essa questão. Para isso foi realizada um levantamento survey com 243 clientes de serviços customizados de comunicação de dados de uma operadora de telecomunicações para avaliação da importância de cada um destes atributos. Os resultados mostraram que o trade-off entre customização e tempo de entrega foi pouco relevante no caso estudado. Por outro lado, os resultados sugerem que o trade-off entre customização e custos é relevante para o serviço analisado.

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Como Citar
Teixeira, R., & Paiva, E. L. (1). Trade-offs em serviços customizados e o ponto de vista do cliente. Revista De Administração Contemporânea, 12(2), 457-480. https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000200008
Seção
Artigos