Relação entre barreiras de entrada e o retorno empresarial no mercado brasileiro a partir de dados das demonstrações contábeis



Artigo principal Conteúdo

Luiz Cláudio Louzada
Flávia Zóboli Dalmácio
Dimitri Pinheiro de Sant'Anna
Aridelmo José Campanharo Teixeira

Resumo

O artigo busca relacionar fatores da teoria da estratégia do posicionamento a parâmetros das demonstrações contábeis, mais especificamente utiliza-se de medidas contábeis para verificar, de forma geral, a aderência da teoria da estratégia do posicionamento no mercado brasileiro, por meio da relação entre a variável tamanho (proxy para Barreira de Entrada) e o retorno da unidade empresarial. Na pesquisa bibliográfica, a preocupação foi relacionar os conceitos existentes na teoria contábil com os conceitos de estratégia competitiva da escola do posicionamento. Por conseguinte, aplicou-se um teste empírico, utilizando inferências estatísticas entre duas médias para verificar a existência de relação positiva entre as variáveis tamanho (Barreiras de Entrada) e o retorno das unidades empresariais no mercado brasileiro, a partir de informações contábeis. Os resultados dos testes demonstram que os retornos das empresas de maior tamanho são superiores aos das empresas menores no mercado brasileiro. Esse resultado insere indicativos da relevância da informação contábil, quando relacionada com a estratégia competitiva da escola do posicionamento.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Louzada, L. C., Dalmácio, F. Z., Sant’Anna, D. P. de, & Teixeira, A. J. C. (1). Relação entre barreiras de entrada e o retorno empresarial no mercado brasileiro a partir de dados das demonstrações contábeis. Revista De Administração Contemporânea, 11(spe2), 55-75. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000600004
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Aridelmo José Campanharo Teixeira, Fundação Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Diretor-Presidente e Professor da Fundação Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE). Suas áreas de interesse em pesquisa são avaliação de ativos, qualidade dos lucros, accruals, legislação societária e conservadorismo