RM Sistemas: as dores do crescimento



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Warney Soares
Rachel Matos Dornelas
Liliane de Oliveira Guimarães
Denise de Castro Pereira

Resumo

Esse trabalho é um estudo de caso para ensino que descreve o processo de criação e desenvolvimento de uma das maiores empresas de software nacional e tem por objetivo discutir as estratégias que determinaram seu posicionamento no mercado brasileiro de software, as ameaças à trajetória de crescimento da organização e as ações necessárias para manutenção e expansão do negócio. Nesse sentido, pretende-se que o caso seja útil para se discutir o processo empreendedor, estratégias e alternativas de gestão, tendo em vista a pressão dos concorrentes, clientes, fornecedores e, no caso específico das empresas de base tecnológica, as constantes mudanças no padrão tecnológico. O caso de ensino foi elaborado a partir de entrevistas com os dois fundadores da empresa e quatro gerentes e a partir de documentos institucionais e relatórios sobre o setor. As questões para discussão do caso foram elaboradas a partir do modelo de cinco forças competitivas de Porter (1991) e da discussão de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) sobre estratégias emergentes e deliberadas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Soares, W., Dornelas, R. M., Guimarães, L. de O., & Pereira, D. de C. (1). RM Sistemas: as dores do crescimento. Revista De Administração Contemporânea, 11(4), 219-238. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000400011
Seção
Casos de Ensino em Administração
Biografia do Autor

Liliane de Oliveira Guimarães, Fundação Getúlio Vargas EAESP; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Fundação Dom Cabral

Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo (EAESP-FGV). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Administração (Mestrado) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Fundação Dom Cabral. Suas áreas de interesse em pesquisa são empreendedorismo, inovação, gestão de empresa familiar, redes e estratégia

Denise de Castro Pereira, UFRJ IFCS; PUC Minas

Doutoranda em Sociologia pelo Programa de pós-graduação em Sociologia e Antropologia/IFCS-UFRJ. Professora do Curso de Administração da PUC Minas. Suas áreas de interesse em pesquisa são gestão de social, gestão de cidades, redes e estratégias organizacionais