RM Sistemas: as dores do crescimento
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Esse trabalho é um estudo de caso para ensino que descreve o processo de criação e desenvolvimento de uma das maiores empresas de software nacional e tem por objetivo discutir as estratégias que determinaram seu posicionamento no mercado brasileiro de software, as ameaças à trajetória de crescimento da organização e as ações necessárias para manutenção e expansão do negócio. Nesse sentido, pretende-se que o caso seja útil para se discutir o processo empreendedor, estratégias e alternativas de gestão, tendo em vista a pressão dos concorrentes, clientes, fornecedores e, no caso especÃfico das empresas de base tecnológica, as constantes mudanças no padrão tecnológico. O caso de ensino foi elaborado a partir de entrevistas com os dois fundadores da empresa e quatro gerentes e a partir de documentos institucionais e relatórios sobre o setor. As questões para discussão do caso foram elaboradas a partir do modelo de cinco forças competitivas de Porter (1991) e da discussão de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) sobre estratégias emergentes e deliberadas.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Soares, W., Dornelas, R. M., Guimarães, L. de O., & Pereira, D. de C. (1). RM Sistemas: as dores do crescimento. Revista De Administração Contemporânea, 11(4), 219-238. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000400011
Edição
Seção
Casos de Ensino em Administração
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.