Avanços e barreiras ao fornecimento enxuto da indústria automobilística brasileira: a perspectiva dos fornecedores
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este trabalho, a partir de abrangente pesquisa de estudo de casos, conduzida na indústria automobilística brasileira, trata da perspectiva das empresas fornecedoras de autopeças no contexto dos novos relacionamentos entre compradores e fornecedores industriais decorrentes das práticas da produção enxuta. Por um lado, os fornecedores identificaram a existência de avanços nas relações de fornecimento, no que diz respeito a questões operacionais. Por outro, perceberam menor avanço quanto a questões estratégicas. Os fornecedores observaram ainda a existência de barreiras aos avanços, tanto de natureza organizacional quanto de natureza ambiental, estas originando-se nas peculiaridades do ambiente econômico e de negócios local. Tais resultados são discutidos à luz da perspectiva dos compradores (as montadoras), também levantada na pesquisa, levando à identificação de elementos para a formulação de uma explicação para a trajetória das relações entre compradores e fornecedores na indústria automobilística brasileira.
Histórico de Downloads
Não há dados estatísticos.
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Arkader, R. (1). Avanços e barreiras ao fornecimento enxuto da indústria automobilística brasileira: a perspectiva dos fornecedores. Revista De Administração Contemporânea, 3(1), 7-21. https://doi.org/10.1590/S1415-65551999000100002
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.