Avanços e barreiras ao fornecimento enxuto da indústria automobilística brasileira: a perspectiva dos fornecedores



Artigo principal Conteúdo

Rebecca Arkader

Resumo

Este trabalho, a partir de abrangente pesquisa de estudo de casos, conduzida na indústria automobilística brasileira, trata da perspectiva das empresas fornecedoras de autopeças no contexto dos novos relacionamentos entre compradores e fornecedores industriais decorrentes das práticas da produção enxuta. Por um lado, os fornecedores identificaram a existência de avanços nas relações de fornecimento, no que diz respeito a questões operacionais. Por outro, perceberam menor avanço quanto a questões estratégicas. Os fornecedores observaram ainda a existência de barreiras aos avanços, tanto de natureza organizacional quanto de natureza ambiental, estas originando-se nas peculiaridades do ambiente econômico e de negócios local. Tais resultados são discutidos à luz da perspectiva dos compradores (as montadoras), também levantada na pesquisa, levando à identificação de elementos para a formulação de uma explicação para a trajetória das relações entre compradores e fornecedores na indústria automobilística brasileira.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Arkader, R. (1). Avanços e barreiras ao fornecimento enxuto da indústria automobilística brasileira: a perspectiva dos fornecedores. Revista De Administração Contemporânea, 3(1), 7-21. https://doi.org/10.1590/S1415-65551999000100002
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rebecca Arkader, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com interesse em pesquisa nas áreas de estratégia de operações, gerência de compras, fornecimento e relacionamentos cooperativos na cadeia de suprimentos.