Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços



Artigo principal Conteúdo

J. Ricardo C. de Mendonça
Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa
André Falcão Durão

Resumo

Argumenta-se que a adoção de métodos visuais de coleta e análise de dados em pesquisas de marketing de serviços oferece riqueza de informações aos estudos na área, pois o uso de fotos (ou vídeos) pode proporcionar objetividade e credibilidade, na medida em que uma imagem fornece prova tangível da existência de determinado fenômeno. Para ilustrar o uso dos métodos visuais, foram selecionadas e analisadas fotos de um hospital e de um hotel, extraídas dos sites das empresas com o objetivo de verificar como o gerenciamento de impressões leva um hospital a usar estratégias para intencionalmente se parecer com um hotel. Para dar respaldo ao trabalho, utilizou-se como base teórica os métodos visuais na pesquisa, o papel do cenário nos encontros de serviços, o gerenciamento de impressões e o marketing de serviços. E, visando demonstrar a possibilidade de uso da metodologia em discussão, apesar das possíveis dificuldades da transposição dos métodos visuais, que são adotados na Sociologia e na Antropologia, acredita-se que a discussão metodológica e a ilustração do uso das técnicas de coleta e análise de dados irão contribuir para o enriquecimento do debate e para a busca do aprimoramento das ferramentas metodológicas em administração e, especificamente, em marketing.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Mendonça, J. R. C. de, Barbosa, M. de L. de A., & Durão, A. F. (1). Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços. Revista De Administração Contemporânea, 11(3), 57-81. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000300004
Seção
Artigos
Biografia do Autor

André Falcão Durão, Universidade Federal de Pernambuco Programa de Pós-Graduação em Administração

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Doutorando em Administração na mesma instituição e professor de Intituição de Ensino Superior particular. Suas áreas de interesse em pesquisa são marketing de serviços, comportamento do consumidor virtual, planejamento e gestão do turismo