Notas sobre a construção de casos para ensino



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Sylvia Maria Azevedo Roesch

Resumo

Casos para ensino em Administração são relatos de situações da vida organizacional, construídos com propósitos educacionais específicos. Vêm sendo utilizados na formação gerencial há cerca de cem anos em universidades norte-americanas, e mais recentemente na Europa e na Ásia. No Brasil, são pouco usados, mas o interesse neste método de ensino-aprendizagem nas escolas de administração está ressurgindo, talvez pela proliferação de mestrados profissionais e MBAs. A bibliografia em português sobre o assunto é escassa, muitos professores confundem casos para ensino com estudos de caso e a produção de casos locais é insignificante, se comparada com o acervo de casos estrangeiros disponíveis. Neste artigo enfatiza-se a estrutura e o processo de redação de casos para ensino. Fundamenta-se na bibliografia estrangeira sobre o caso-problema e sobre a narração de textos literários e não literários. É ilustrado com casos nacionais escritos ou orientados pela autora e com casos estrangeiros.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Roesch, S. M. A. (1). Notas sobre a construção de casos para ensino. Revista De Administração Contemporânea, 11(2), 213-234. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000200012
Seção
Casos de Ensino em Administração
Biografia do Autor

Sylvia Maria Azevedo Roesch, Universidade Federal da Bahia; Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ph.D em Industrial Relations pela London School of Economics. Professora Visitante da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Managing Editor do British Journal of Industrial Relations. Suas áreas de interesse em pesquisa são organizações do Terceiro Setor, avaliação de políticas e de programas, métodos de pesquisa, construção de estudos de caso e construção de casos para ensino