Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas

Alessandra Morgado Horta Corrêa, Maria Cecília Lemos Gontijo, Lílian Bambirra de Assis, Alexandre de Pádua Carrieri, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

Resumo

Por meio deste trabalho, buscou-se retratar aspectos das representações de gênero socialmente construídas nos jornais de circulação interna de duas empresas localizadas em Minas Gerais, sendo uma com o setor operacional predominantemente masculino e a outra, com maioria feminina. Para tanto, (re)visitaram-se os conceitos teóricos das representações sociais, da mídia nas representações sociais e da reprodução dos papéis sociais e culturais do homem e da mulher. Compreende-se que as representações sociais são um complemento importante para os estudos organizacionais, ao possibilitar uma análise das interações dos atores, que influenciam a dinâmica e os resultados da organização. Essas relações foram entendidas por meio da linha editorial, diagramação e linguagem dos jornais internos, que, juntamente com a utilização de elementos da Análise do Discurso, permitiram levantar os seguintes temas: 'assuntos femininos', 'assuntos masculinos', 'relações de poder' e 'competitividade', que se relacionam às representações sociais de gêneros. Verificou-se que os jornais internos analisados auxiliaram na disseminação do discurso da alta gerência.

Palavras-chave

representações sociais; mídia; relações de gênero; relações de poder; competitividade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';