Gestão Adaptativa: uma proposta para o gerenciamento de redes de inovação
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este artigo propõe a 'Gestão Adaptativa' como abordagem para o gerenciamento de redes de inovação. Construída sobre duas perspectivas conceituais relacionadas - a Abordagem Sociotécnica e a Teoria da Complexidade - e integrando questões de planejamento e de gestão, a Gestão Adaptativa é proposta de forma a conferir maior adaptabilidade às organizações. Inicialmente, é apresentada a estrutura dessa metodologia em termos de seus princípios básicos e de um conjunto de ações de planejamento e gestão, que a compõem. Em seguida, desenvolve-se uma aplicação da metodologia como instrumento de análise de dois casos de redes de inovação e é discutida sua utilidade para o gerenciamento em tais ambientes organizacionais. Finalmente, apresentam-se os elementos que indicam vantagens da 'Gestão Adaptativa' em comparação às abordagens tradicionais, por contribuírem para acelerar o processo de aprendizado coletivo e estimular a geração de vínculos comunitários em redes de inovação.
Histórico de Downloads
Não há dados estatísticos.
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Melo, M. A. C. de, & Agostinho, M. C. E. (1). Gestão Adaptativa: uma proposta para o gerenciamento de redes de inovação. Revista De Administração Contemporânea, 11(2), 93-111. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000200006
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.