Ativos intangíveis, ciclo de vida e criação de valor



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Eduardo Kazuo Kayo
Herbert Kimura
Diógenes Manoel Leiva Martin
Wilson Toshiro Nakamura

Resumo

O valor econômico de uma empresa é resultado da soma dos seus ativos tangíveis e intangíveis. A grande valorização de empresas que se utilizam intensamente dos ativos intangíveis tem mostrado a crescente importância desses ativos na manutenção de suas vantagens competitivas e, conseqüentemente, dos seus valores econômicos. Esse ponto de vista é consistente com a Visão Baseada em Recursos (Resource-based view). A influência relativa dos ativos intangíveis sobre o valor das empresas pode variar por diversas razões: em função do setor de atividade, do ciclo de vida do produto e da empresa, da missão das empresas, entre outras. O principal objetivo deste ensaio é desenvolver uma análise teórica das estratégias que as empresas podem desenvolver em relação aos seus ativos intangíveis, especialmente levando em conta questões relacionadas ao ciclo de vida do produto. Procura-se, em outras palavras, analisar como o ciclo de vida pode afetar as estratégias relativas a cada tipo de ativo intangível e, por conseqüência, o processo de criação de valor. A análise sugere que diferentes ativos intangíveis influenciam o valor da empresa, dependendo da fase do ciclo de vida em que se encontra um produto.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Kayo, E. K., Kimura, H., Martin, D. M. L., & Nakamura, W. T. (1). Ativos intangíveis, ciclo de vida e criação de valor. Revista De Administração Contemporânea, 10(3), 73-90. https://doi.org/10.1590/S1415-65552006000300005
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diógenes Manoel Leiva Martin, Universidade Presbiteriana Mackenzie Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

- Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Suas áreas de interesse em pesquisa são finanças corporativas, gestão de risco e agronegócios

Wilson Toshiro Nakamura, Universidade Presbiteriana Mackenzie Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

- Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Suas áreas de interesse em pesquisa são finanças corporativas e mercado de capitais