Ativos intangÃveis, ciclo de vida e criação de valor
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O valor econômico de uma empresa é resultado da soma dos seus ativos tangÃveis e intangÃveis. A grande valorização de empresas que se utilizam intensamente dos ativos intangÃveis tem mostrado a crescente importância desses ativos na manutenção de suas vantagens competitivas e, conseqüentemente, dos seus valores econômicos. Esse ponto de vista é consistente com a Visão Baseada em Recursos (Resource-based view). A influência relativa dos ativos intangÃveis sobre o valor das empresas pode variar por diversas razões: em função do setor de atividade, do ciclo de vida do produto e da empresa, da missão das empresas, entre outras. O principal objetivo deste ensaio é desenvolver uma análise teórica das estratégias que as empresas podem desenvolver em relação aos seus ativos intangÃveis, especialmente levando em conta questões relacionadas ao ciclo de vida do produto. Procura-se, em outras palavras, analisar como o ciclo de vida pode afetar as estratégias relativas a cada tipo de ativo intangÃvel e, por conseqüência, o processo de criação de valor. A análise sugere que diferentes ativos intangÃveis influenciam o valor da empresa, dependendo da fase do ciclo de vida em que se encontra um produto.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Kayo, E. K., Kimura, H., Martin, D. M. L., & Nakamura, W. T. (1). Ativos intangÃveis, ciclo de vida e criação de valor. Revista De Administração Contemporânea, 10(3), 73-90. https://doi.org/10.1590/S1415-65552006000300005
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.