Pesquisa científica da área de marketing: uma revisão histórica



Main Article Content

Cláudio Hoffmann Sampaio
Marcelo Gattermann Perin

Abstract

Este artigo apresenta um levantamento das características metodológicas básicas da produção científica de pesquisas empíricas publicadas no I EMA e nos últimos 16 ENANPADs, dentro da área de Marketing, visando avaliar as suas tendências, bem como comparar a sua evolução através dos anos. Dentre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa; embasamento conceitual e questão de pesquisa; desenho de pesquisa; instrumento de medida e coleta de dados e apresentação dos resultados. De 527 artigos identificados, 407 respeitaram a abordagem positivista, 108 apresentaram cunho conceitual e 12 se enquadraram na abordagem fenomenológica ou interpretativista. A partir desta análise e do cruzamento das variáveis, apresenta-se a discussão e as conclusões da qualidade do conjunto de artigos avaliados.

Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Sampaio, C. H., & Perin, M. G. (1). Pesquisa científica da área de marketing: uma revisão histórica. Journal of Contemporary Administration, 10(2), 179-202. https://doi.org/10.1590/S1415-65552006000200010
Section
Documents and Debates
Author Biographies

Cláudio Hoffmann Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Mestrado em Administração e Negócios (MAN) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Suas áreas de interesse em pesquisa são marketing estratégico, planejamento de marketing, orientação para o mercado e valor para o cliente.

Marcelo Gattermann Perin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Mestrado em Administração e Negócios (MAN) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Suas áreas de interesse em pesquisa são: marketing estratégico, orientação para o mercado, performance organizacional.