Influência e causalidade entre o mercado de ações e o mercado de opções: revisão de literatura e novos resultados



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Jefferson da Cunha
Newton C. A. da Costa Jr.

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese da literatura a respeito do efeito dia de vencimento e também novos resultados sobre o assunto. Este efeito está relacionado ao impacto que o vencimento no mercado de opções tem sobre o volume transacionado, preço e retorno das ações subjacentes no mercado a vista. Por meio da metodologia de estudo de evento e de testes de causalidade foi possível avaliar a influência do vencimento das opções na BOVESPA sobre ações negociadas a vista, com dados diários e semanais durante o período de 1998 a 2001. Além disso, foi realizado um comparativo entre a utilização de preços de fechamento e preços máximos para o estudo proposto. Os resultados obtidos evidenciaram que existe influência significativa do mercado de opções sobre o mercado a vista, contestando a eficiência do mercado e implicando a possibilidade de se obterem retornos extraordinários, pelo menos na época do vencimento das opções. Conclui-se ainda que existe causalidade bilateral dos retornos entre os mercados estudados, que não há evidência de que o volume de títulos negociado no mercado de opções cause o volume de títulos no mercado a vista, nem o contrário. E que quanto mais in-the-money for a série de opções analisada, mais importante se tornam os retornos calculados com as cotações máximas diárias nos dois mercados para efeitos do estudo de causalidade proposto.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Cunha, J. da, & Costa Jr., N. C. A. da. (1). Influência e causalidade entre o mercado de ações e o mercado de opções: revisão de literatura e novos resultados. Revista De Administração Contemporânea, 10(1), 31-54. https://doi.org/10.1590/S1415-65552006000100003
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jefferson da Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Economia e Finanças pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua área de interesse é mercado de capitais.

Newton C. A. da Costa Jr., Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor do Curso de Pós-Graduação em Economia e do Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq. Suas áreas de interesse em pesquisa são mercado de capitais e finanças corporativas.