O alinhamento estratégico e a construção do futuro: um estudo exploratório



Artigo principal Conteúdo

A. Roberto R. Nogueira
Paula C. A. Moreira

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar, pela primeira vez no Brasil, uma pesquisa exploratória que analisa o direcionamento para o futuro, de acordo com os conceitos de Prahalad e Hamel (1990), e sua associação com os processos de alinhamento estratégico, de recursos humanos e de tecnologia de informação. Para tal foram operacionalizados os conceitos de direcionamento para o futuro, o de formalização do processo de planejamento, o de alinhamento estratégico da área de tecnologia de informação e o de alinhamento da área de recursos humanos. O estudo permite a análise de cada uma das variáveis acima descritas, tanto em relação a sua confiabilidade e validade, como também através de análises fatoriais. De acordo com a literatura revista no trabalho, foi proposta a pergunta da pesquisa: de que forma o grau de formalização do processo de planejamento das empresas, o grau de alinhamento da área de tecnologia de informação e da área de recursos humanos influenciam o direcionamento para o futuro das empresas ? Foram montadas três hipóteses, de acordo com um modelo de path-analysis, permitindo a análise das correlações parciais entre as variáveis estudadas.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Nogueira, A. R. R., & Moreira, P. C. A. (1). O alinhamento estratégico e a construção do futuro: um estudo exploratório. Revista De Administração Contemporânea, 2(2), 103-125. https://doi.org/10.1590/S1415-65551998000200007
Seção
Artigos
Biografia do Autor

A. Roberto R. Nogueira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduado em Economia e Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorando em Administração na Universidade de São Paulo. Professor das áreas de Estratégia, Organizações e Sistemas de Informação no Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de Consultor de Empresas. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia, organizações, sistemas de informação, com ênfase na reconfiguração dos negócios à luz das novas possibilidades decorrentes da tecnologia da informação.

Paula C. A. Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Administração e Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Pós-Graduação em Finanças pelo Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Consultora de Empresas, com interesse em pesquisa e atuação nas áreas de finanças, administração e controle gerencial.