Fundação Lindolfo Saraiva



Artigo principal Conteúdo

Sylvia Maria Azevedo Roesch

Resumo

Programas de Compromisso de Gestão e enxugamento de um governo estadual levam à mudança na estrutura organizacional de uma fundação pública estadual no Brasil. Este caso de ensino descreve o processo pelo qual se procedeu à junção de duas gerências em uma nova Central. Com isto, Helena, gerente de uma das gerências, virá a perder o seu cargo. A mudança é concebida em gabinete e Romualdo, presidente da fundação, está receoso de comunicá-la a Helena, que é sua amiga e funcionária tão antiga na casa quanto ele. A estratégia que implementa é a de utilizar três reuniões, para dar a impressão de que a mudança foi concebida de forma gradual e participativa. O caso é narrado do ponto-de-vista de Helena.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Roesch, S. M. A. (1). Fundação Lindolfo Saraiva. Revista De Administração Contemporânea, 9(2), 193-201. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000200010
Seção
Casos de Ensino em Administração
Biografia do Autor

Sylvia Maria Azevedo Roesch, London School of Economics

Ph.D. em Industrial Relations pela London School of Economics, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Diplomada in Translation (English into Portuguese) awarded by the Institute of Linguists, London. Managing Editor of the British Journal of Industrial Relations, London School of Economics. Occasional Lecturer at the Industrial Relations Department, LSE. Part-time Portuguese Tutor at the Department of Humanities, Arts and Languages, M.Sc in Applied Translation, London Metropolitan University. Professora Visitante na Escola de Administração da UFBA e Pesquisadora da London Metropolitan University, Institute of Working Lives, projeto sobre trabalhadores migrantes no Reino Unido. Suas áreas de interesse em pesquisa são organizações do terceiro setor; avaliação de políticas e de programas; métodos de pesquisa; construção de estudos de caso e construção de casos de ensino.