Avaliação de risco no transporte urbano: uma aplicação ao metrô do Rio de Janeiro



Artigo principal Conteúdo

Luiz Claudio de Souza Campos
Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes

Resumo

Este artigo apresenta a análise de decisões efetuada na avaliação e na valoração monetária dos riscos existentes no processo de concessão pública do Projeto Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro. Foi utilizada a metodologia de Árvore de Decisão, que permitiu a determinação do valor das conseqüências previstas, a partir dos riscos identificados. Adicionou-se o valor apurado dos riscos do Projeto ao seu valor econômico-financeiro, objetivando chegar ao novo valor monetário para o Projeto. Observou-se que, apesar de o Projeto apresentar viabilidade econômico-financeira compatível com o retorno esperado para o mercado metro-ferroviário, ele apresenta elevado grau de risco que, a partir da valoração monetária dos riscos, acaba por diminuir sensivelmente o valor final do Projeto, tornando-o, da forma como está concebido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, de pouco interesse para potenciais investidores.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Campos, L. C. de S., & Gomes, L. F. A. M. (1). Avaliação de risco no transporte urbano: uma aplicação ao metrô do Rio de Janeiro. Revista De Administração Contemporânea, 9(1), 103-124. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000100006
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Claudio de Souza Campos, Faculdades Ibmec

Mestre em Administração pelas Faculdades Ibmec/RJ e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador Associado às Faculdades Ibmec/RJ. Administrador de Projetos da Ernst & Young Consulting. Suas áreas de interesse em pesquisa são: avaliação de projetos, gestão de riscos e apoio multicritério à decisão.

Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes, Stuttgart Universitäet

Pós-Doutorado pela Stuttgart Universitäet (Alemanha), Doctor of Philosophy pela University of California, Berkeley (E.U.A) e Mestre em Ciências pela Michigan State University (E.U.A.). Professor Titular das Faculdades Ibmec/RJ. Suas áreas de interesse em pesquisa são: apoio multicritério à decisão, tomada de decisão sob risco e métodos quantitativos.