Fábrica de lubrificantes caramuru: análise das decisões de produção contrapedido e de centralização dos estoques



Artigo principal Conteúdo

Peter Fernandes Wanke

Resumo

Após dez anos de profundas transformações logísticas na Fábrica de Lubrificantes Caramuru, com a redução da rede de armazéns, o corte de diversos produtos do portfolio da empresa e a redução do número de dias de produto acabado em estoque pela metade, seu Gerente Geral imaginava quais poderiam ser as ações futuras para assegurar a continuidade da redução nos níveis de estoque da empresa. Aumentar a quantidade de itens produzidos contrapedido parecia ser o caminho mais lógico a ser seguido, após o significativo movimento de centralização dos estoques. Afinal de contas, o Modelo Direto® da Dell Computers é um exemplo clássico de sucesso na centralização dos estoques e na produção contrapedido; no entanto diversos fatores deveriam ser analisados preliminarmente para avaliar a adequação da produção contrapedido para determinada linha de produtos.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Wanke, P. F. (1). Fábrica de lubrificantes caramuru: análise das decisões de produção contrapedido e de centralização dos estoques. Revista De Administração Contemporânea, 8(3), 187-202. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000300010
Seção
Casos de Ensino em Administração
Biografia do Autor

Peter Fernandes Wanke, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ. Professor do Centro de Estudos em Logística (CEL) do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ), além de Visiting Scholar do Departamento de Marketing e Logística da Ohio State University e Consultor de Empresas. Suas áreas de interesse em pesquisa são planejamento da demanda, gestão de estoque em cadeias de suprimento, estratégia logística.