Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos



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Ana Cristina Braga Martes
Carlos L. Rodriguez

Resumo

O presente artigo discute as relações entre empreendedorismo étnico e religião em comunidades imigrantes. Enquanto o impacto das redes sociais no empreendedorismo étnico tem recebido atenção da literatura, os efeitos da afiliação a organizações religiosas são ainda um tópico pouco pesquisado. O presente estudo mostra que diferenças na estrutura institucional de comunidades religiosas, nas formas de financiamento de suas atividades, nas tarefas dos sacerdotes e pastores e no conteúdo de seus discursos são fatores importantes a serem considerados no estudo do impacto da religião no empreendedorismo étnico. A análise é feita a partir de dados qualitativos obtidos em comunidades brasileiras nos EUA e sugere que as igrejas protestantes criam um ambiente mais favorável para o empreendedorismo étnico. Nosso principal objetivo é chamar a atenção de pesquisadores brasileiros sobre a importância da questão étnica e das redes religiosas nas iniciativas empreendedoras.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Martes, A. C. B., & Rodriguez, C. L. (1). Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos. Revista De Administração Contemporânea, 8(3), 117-141. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000300007
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Cristina Braga Martes, Universidade de São Paulo

Doutora pela Universidade de São Paulo. Professora de Sociologia da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e coordenadora do projeto Redes Sociais e Empresas. É autora do livro: Brasileiros nos Estados Unidos - um estudo sobre imigrantes em Massachusetts, editado pela Paz e Terra e co-organizadora do livro: Fronteiras Cruzadas da mesma editora. Suas áreas de interesse em pesquisa são empreendedorismo étnico, migrações internacionais, sociologia das organizações e sociologia econômica.

Carlos L. Rodriguez, Florida Atlantic University

Doutor em Administração pela Florida Atlantic University, Mestre em Negócios Internacionais pela Universidade da Carolina do Sul e Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Gerência e Marketing da Escola de Negócios da Universidade da Carolina do Norte em Wilmington. Sua área de interesse em pesquisa é a investigação de fatores que influenciam o desempenho das empresas em economias emergentes, com foco especial nos efeitos da cooperação entre empresas e nos mecanismos de aprendizado das organizações.