Uso de novas tecnologias de informação por profissionais da área da saúde na Bahia



Artigo principal Conteúdo

Gilberto Wildberger Almeida
Ricardo Coutinho Mello

Resumo

Uso de Novas Tecnologias de Informação por Profissionais da Área da Saúde na Bahia é um estudo descritivo sobre o grau de utilização da tecnologia da informação na área de saúde na cidade do Salvador, Bahia. O objetivo deste artigo é verificar a familiaridade que os médicos têm com a Tecnologia da Informação com vistas a se inferir procedimentos de relacionamento com os médicos e entre os principais atores da área da saúde. O estudo foi desenvolvido a partir de revisão de literatura e de múltiplas pesquisas de campo, realizadas entre médicos e usuários do segmento de laboratórios de análises clínicas. O levantamento realizado descreve o que é típico da relação que o médico tem com a tecnologia da informação e com os laboratórios de análises clínicas, bem como investiga as peculiaridades das relações existentes entre profissionais e pacientes, em que se revê o entendimento da prestação de serviços no setor. São utilizados percentuais, indicações de moda, medidas de posição e associação, por se tratar de estudo exploratório, com escalas nominais predominantemente. Os resultados demonstram que o uso intenso da tecnologia é uma tendência da população pesquisada e revela o grande impacto organizacional que pode ser proporcionado pela adoção de novas tecnologias no setor de saúde nos próximos anos.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Almeida, G. W., & Mello, R. C. (1). Uso de novas tecnologias de informação por profissionais da área da saúde na Bahia. Revista De Administração Contemporânea, 8(3), 9-27. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000300002
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gilberto Wildberger Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Comunicação pela Facom da Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou curso MBA no Michigan State University/USA e é Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Marketing e Comunicação na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Suas áreas de interesse em pesquisa são Comunicação e Política, Comunicação e Estado (Marketing Político).

Ricardo Coutinho Mello, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Ciências da Informação pelo Instituto de Ciências Informação da Universidade Federal da Bahia. Professor de Pesquisa e Decisões de Mercado da Faculdade Hélio Rocha. Suas áreas de interesse em pesquisa são tecnologia e serviços.