A institucionalização das estratégias de negócios: o caso das start-ups na internet brasileira em uma perspectiva construtivista



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Flávio Carvalho de Vasconcelos

Resumo

A abordagem objetivista da realidade social não é a única alternativa metodológica possível, embora predominante no campo de estratégia empresarial. Abordagens interpretativas aplicadas à estratégia empresarial foram sugeridas por diversos autores, desde as décadas de 1960 e 1970. Este artigo procura sistematizar as principais conseqüências de uma abordagem construtivista em estratégia empresarial, focando as suas conseqüências pra a prática da decisão estratégica: (1) O abandono da prescrição de que as organizações devem adaptar-se aos seus ambientes. (2) A redefinição de oportunidades, ameaças e restrições a partir de uma teoria cognitiva, e (3) a possibilidade de pensar diferentemente o papel da Estratégia Empresarial, dando maior ênfase aos processos de tomada de decisão. Neste artigo os estilos estratégicos das empresas que atuam na Internet no Brasil são avaliados a partir de uma análise neo-institucionalista, procurando ilustrar aspectos práticos da pesquisa em estratégia a partir de uma abordagem construtivista.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Vasconcelos, F. C. de. (1). A institucionalização das estratégias de negócios: o caso das start-ups na internet brasileira em uma perspectiva construtivista. Revista De Administração Contemporânea, 8(2), 159-179. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000200009
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Flávio Carvalho de Vasconcelos, Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Paris

Doutor em Administração pela Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Paris e Mestre em Sociologia pelo Institut d'Etudes Politiques de Paris. Professor Adjunto da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). Suas áreas de Interesse são fundamentos teóricos da estratégia empresarial, interfaces entre teoria organizacional e estratégia empresarial.