A multidimensionalidade nas organizações empresariais: proposta de um modelo analítico



Artigo principal Conteúdo

Sérgio Alves

Resumo

O modelo proposto neste artigo tem por fundamento teórico o legado de Max Weber, principalmente a sua tipologia da ação social e os seus tipos ideais de dominação, cujos componentes são reelaborados para a construção de instrumental analítico capaz de contribuir para investigar configurações administrativo-organizacionais. O modelo ressalta a coexistência, no interior da organização empresarial, de um conjunto de fenômenos simultaneamente opostos e complementares, em meio a um processo contínuo de organização-interações-reordenamento. A empresa dotada de uma estrutura equiparativo-adaptadora é o tipo-base do modelo, a partir do qual são descritos os subtipos ordenativo-conservador e liberativo-transformador. Este trabalho insere novos elementos no debate sobre como integrar flexibilidade, autonomia e liberdade, que propiciam a inovação e a criatividade, com estabilidade, padronização e regulamentação, que favorecem a disciplina administrativa e o controle gerencial.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Alves, S. (1). A multidimensionalidade nas organizações empresariais: proposta de um modelo analítico. Revista De Administração Contemporânea, 8(2), 71-93. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000200005
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sérgio Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Programa de Pós-graduação em Administração do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE. Suas áreas de interesse em pesquisa são modelos de análise, poder, cultura e mudança nas organizações.