Editorial
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Abstract
Temos o prazer de apresentar aos leitores da RAC uma edição com textos de alta qualidade em quatro seções: Artigos, Documentos e Debates, Casos de Ensino em Administração e Resenhas e Notas Bibliográficas.
Os oito textos da Seção Artigos tratam de temas de várias áreas do conhecimento, o que reflete o caráter plural da Revista. O primeiro, de autoria de Gláucia Aparecida Prates e Marco Túlio Ospina, relata resultados de pesquisa realizada junto a 25 pequenas empresas, a respeito de impactos da Tecnologia da Informação no desempenho organizacional. No segundo artigo, Rodrigo Bandeira de Mello e Rosilene Marcon descrevem resultados de pesquisa a respeito do retorno, para acionistas, decorrente de estratégias de posicionamento e da atratividade setorial de firmas de distintos setores econômicos do Brasil. Na seqüência, Juliano Aita Larán e Francine da Silveira Espinoza, apresentam dados de pesquisa sugerindo haver uma relação positiva entre satisfação do consumidor e lealdade conativa. O quarto texto, de autoria de Sergio Alves, propõe um modelo analítico, apoiado na tipologia da ação social de Max Weber, destinado a investigar configurações organizacionais em uma perspectiva multidimensional. Andréa Pereira Macera e André Torres Urdan, no quinto artigo, aplicam, junto a uma amostra de empresas exportadoras brasileira, uma escala multi-itens destinada a investigar a Orientação para o Mercado Externo. Destacam as limitações do modelo e seus aspectos positivos. No sexto artigo, Helenides Mendonça e Álvaro Tamayo apresentam resultados de pesquisa com o objetivo de testar um modelo teórico que relaciona percepções de justiça e reações à retaliação em organizações. Em seguida, no sétimo artigo, Hudson Fernandes Amaral e colaboradores analisam o desempenho de aplicações de fundos de pensão em renda variável, por meio do Capital Asset Pricing Model, o qual mostrou-se adequado, segundo os autores, para explicar o comportamento dos preços de títulos e fornecer informações de avaliação do investimento. O oitavo e último artigo da Seção, de autoria de Flávio Carvalho Vasconcelos, analisa estilos estratégicos de empresas que atuam na Internet no Brasil, procurando ilustrar aspectos práticos da pesquisa em estratégia, a partir de uma abordagem construtivista.
Na Seção Documentos e Debates, Euripedes Falcão Vieira e Marcelo Milano Falcão Vieira abrem uma instigante discussão sobre funcionalidade burocrática nas universidades federais brasileiras. Tendo como pressuposto que "todo tempo é tempo de mudança", os autores sugerem repensar estruturas, estratégias e metas das universidades, em conformidade com a presente atualidade. O texto é comentado em réplica de autoria de Pedro Lincoln C. L. de Mattos que discute o conservadorismo nas universidades federais como o outro lado da resistência à mudança, contruibuindo para o debate que continua com a tréplica daqueles autores.
Na Seção Casos de Ensino em Administração, Eduardo Santiago Spiller e Mônica Ferreira da Silva apresentam o caso da SINAF Seguros, uma empresa voltada à assistência funeral que adquiriu uma seguradora.
Na Seção Resenhas Bibliográficas, Maria Ceci Misoczky comenta o livro Debating Organization: Point-counterpoint in Organization Studies, de autoria de Robert Westwood e Stewart Clegg, publicado pela Editora Blackwell Publishing; e Roberto Gonzalez Duarte comenta o livro Organizações, Instituições e Poder no Brasil, de autoria de Marcelo Milano Falcão Vieira e Cristina Amélia Carvalho, publicado pela Editora FGV.
Por fim, na Seção Notas Bibliográficas são apresentados os comentários sobre os livros Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um Manual Prático, de Martin W. Bauer e George Gaskell; Gestão à Brasileira. Uma Comparação com América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia, de Betania Tanure de Barros; O Modelo da Competência: Trajetória Histórica, Desafios Atuais e Propostas, de Philippe Zarifian; e Opções Reais: a Nova Análise de Investimentos, de Eurico Pereira Lopes.
Até o próximo número e boa leitura a todos.
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