Comprometimento organizacional: o estado da arte da pesquisa no Brasil



Artigo principal Conteúdo

Carlos Alberto Freire Medeiros
Lindolfo Galvão de Albuquerque
Michella Siqueira
Glenda Michelle Marques

Resumo

Neste estudo, é analisada a agenda da pesquisa do comprometimento, estabelecida por diversosautores considerados clássicos nesse campo de estudo. É analisada também a literatura brasileira sobre comprometimento organizacional, especialmente os 34 trabalhos publicados nos anais das últimas nove edições do Encontro Anual da ANPAD, já que os artigos publicados sobre comprometimento nas principais revistas brasileiras de Administração normalmente são apresentados neste evento. Com as recomendações contidas nessas agendas, analisamos os progressos obtidos pela pesquisa brasileira, mostrando o que foi feito, suas lacunas e seus novos desafios. Assim o trabalho se divide em três partes: (1) na primeira parte, são apresentadas as principais vertentes conceituais do comprometimento; (2) na segunda, são apresentadas as agendas de pesquisa e discutidos os avanços e lacunas da pesquisa brasileira; e, (3) na conclusão, é apresentada uma nova agenda para a pesquisa do comprometimento no Brasil, mostrando caminhos que ela deve percorrer.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Medeiros, C. A. F., Albuquerque, L. G. de, Siqueira, M., & Marques, G. M. (1). Comprometimento organizacional: o estado da arte da pesquisa no Brasil. Revista De Administração Contemporânea, 7(4), 187-209. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000400010
Seção
Documentos e Debates
Biografia do Autor

Carlos Alberto Freire Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorando em Administração de Empresas na Universidade de São Paulo. Professor Assistente do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Suas áreas de interesse em pesquisa são comprometimento organizacional, comportamento organizacional e desempenho das organizações.

Lindolfo Galvão de Albuquerque, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Suas áreas de interesse em pesquisa são comprometimento, governança corporativa e responsabilidade social, gestão participativa e empowerment, gestão estratégica e avaliação de resultados estratégicos em recursos humanos.

Michella Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Administração de Empresas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Iniciação Científica. Suas áreas de interesse em pesquisa são comprometimento organizacional, projetos de investimento e microcrédito.

Glenda Michelle Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Administração de Empresas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Iniciação Científica. Suas áreas de interesse em pesquisa são comprometimento organizacional, turismo e administração hoteleira.