Proposta de um modelo para determinação do custo de capital baseado em análise hierárquica



Artigo principal Conteúdo

Diana Macêdo Matos
Heber José de Moura

Resumo

O presente trabalho consiste numa aplicação da abordagem multicritério no cálculo da taxa de desconto, tendo em vista as limitações das técnicas existentes quando o objeto de estudo é uma empresa de capital fechado. Pretende-se aqui expor uma metodologia, de caráter interdisciplinar, baseada na Teoria da Decisão, especificamente por meio da aplicação do Método de Análise Hierárquica (AHP) na estimativa do custo de capital próprio. A partir do método AHP foi possível identificar e incorporar relevantes fatores de risco para o empreendimento, incluindo simultaneamente variáveis qualitativas e quantitativas no processo. O modelo permitiu ainda apontar, hierarquicamente, como os diversos fatores estão contribuindo na formação do prêmio de risco da empresa, fato este não verificado em outras técnicas de análise. Finalmente, procurou-se ilustrar a aplicação do modelo proposto, calculando-se, para tanto, o custo de capital próprio de uma indústria de médio porte e de capital fechado do Estado do Ceará.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Matos, D. M., & Moura, H. J. de. (1). Proposta de um modelo para determinação do custo de capital baseado em análise hierárquica. Revista De Administração Contemporânea, 7(4), 119-139. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000400007
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diana Macêdo Matos, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Professora Assistente em Contabilidade e Administração Financeira da Universidade de Fortaleza. Suas áreas de interesse em pesquisa são avaliação de empresas, contabilidade financeira, simulação empresarial, jogos de empresa, análise de decisão.

Heber José de Moura, Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Professor Titular em Finanças e Métodos Quantitativos da Universidade de Fortaleza, Professor Adjunto em Finanças Avançadas da Universidade Estadual do Ceará, além de Técnico em Risco de Crédito do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Suas áreas de interesse em pesquisa são avaliação de empresas, risco de crédito, jogos de empresas, simulação de risco, análise de decisão, métodos quantitativos.